sexta-feira, julho 28, 2006

México e sua síndrome

Por qual motivo o Futebol mexicano continua a ser o velho e bom futebolzinho de sempre que todo mundo já viu? Os caras melhoraram bastante, estão a chegar nas finais e semi-finais da libertadores, têm umas partidas boas aqui e ali em jogos entre seleções; realmente, não como negar os progressos.

O que falta para o México ganhar uma Libertadores? Os times deles são bons, têm grana, torcida, a imprensa os apoiam e disputam um campeonato competitivo. Cadê o motivo? Para mim, só buscando uma ajuda na psicologia dos mexicanos, na cultura mexicana. Não que eu saiba tudo sobre esses temas; na real, não sei nada a fundo. Ou seja, especularei!

Teve um jogo que eu vi que os caras do México tiveram um título da Libertadores meio que “perdido” para o Boca com uma bela ajuda do ótimo Márcio Rezende de Freiras. Juiz contra é fato na Libertadores, o São Paulo sabe bem os dois lados dessa realidade, mas não explica tudo.

Acho que os mexicanos têm alguma síndrome de inferioridade perante os times com tradição maior que a deles. Claro que a construção de jogadores, times e uma cultura vencedora no futebol é trabalho de décadas. Mas o México tá nessa batalha e só consegue Títulos meia-boca.

Não gosto de inconsciente coletivo, acho que o inconsciente é algo bem individual. Eu posso sonhar em ganhar na loteria esportiva igual ao meu avó, mas as significações desse sonho para mim e para ele nunca serão as mesmas. Gosto das subjetividades separadas e autônomas.

Por isso, acho que do mesmo jeito que o homem brasileiro é bem mais machista que o holandês; há no México um medo injustificado espalhado por todos os lados: imprensa, torcedores, jogadores, técnicos... A manchete no Yahoo! Sports mexicano é um sintoma claro: “Libertadores: Chivas no se desanima ante resultado adverso”.

Cara pálida, desde quando imprensa esportiva é objetiva? Eles têm de vender o peixe deles lá do mesmo modo como a Globo Esportes também o faz aqui. Ou seja, só faz sentido uma linha dessas se o torcedor já não tiver a mesma esperança que tinha antes da derrota. Menor interesse é menor audiência na TV, menor número de visitas na internet... Menor receita publicitária, no final das contas. Só se fala que o cara não se fudeu de alguma forma se ele, efetivamente, correu o risco de fuder-se.

Acho que já escrevi demais. Deu para pegar a minha impressão.

Abraços,

2 comentários:

Lucas disse...

Não creio que os mexicanos tenham medo da tradição de São Caetano ou de Atlético-PR...

Mas o Chivas ainda não está classificado, cuidado... as chances do Chivas aumentarão consideravelmente se você for ao Morumbi...

Sidarta Martins disse...

Eu não comprei os ingressos, por isso estou falando dessa forma.