quarta-feira, agosto 02, 2006

O MENOR TIME MAIS IMPORTANTE DO MUNDO

Há um time do qual certamente você já ouviu falar e - digo mais! – sobre o qual, não tenho dúvidas, já falou.
Não tem estádio, não tem títulos continentais, não tem passaporte, não é poliglota, não tinha sequer títulos nacionais antes de atingir os 80 anos de idade! E vejam vocês, o título mais importante em sua galeria de troféus é insistentemente ridicularizado pelos adversários.
Contudo, esse time, por alguma razão, tem uma capacidade de mobilizar legiões (para o bem e para o mal), em seu favor... ou contra, como nenhum outro. Nenhum.

Por que todos querem ser o “arqui-rival” desse time? Não é uma questão de bairro, de cidade, de país ou mesmo de continente, pois esse time consegue ter arqui-rivais em todas essas instâncias.

Por que é tão mais importante vê-lo se dar mal que torcer pelos títulos do próprio time? Aqui acho que a resposta é mais ou menos parecida com a daquele sujeito para quem não basta “comer” a Sharon Stone, é preciso contar pra alguém”. De que adianta ganhar um título se não se pode tripudiar daquele timinho? É como se ao Brasil não bastasse ganhar a Copa do Mundo, sendo necessário tirar um sarro de... sei lá... do México, do Paraguai, de Angola?!? Pois é. Não basta “ser” melhor que todos os outros, tem que ser melhor que aquele time.

Eu, mero apreciador do ludopédio tenho dificuldades em explicar essa situação e sempre me deparo com essas questões. Fico ainda mais abismado quando vejo que a importância desse time extrapola os assuntos atinentes às quatro linhas. Até vestibular fala dele!!!!

I. (Unicamp 97)

2 . Leia com atenção o texto a seguir, transcrição integral de uma notícia da Folha de São Paulo de 9/9/96 (secção de esportes):

Juiz doa dinheiro após acordo com o jogador





O juiz Flávio de Carvalho deve doar, hoje, às 14 h, uma quantia de R$ 5.000,00 ao Lar Espírita Ernesto Kuhl, de Limeira. A quantia refere-se a um acordo feito com o meia Marcelinho Carioca, do __________, originado por uma ação que Carvalho moveu contra o jogador.

No dia 6 de agosto, o juiz entrou com um processo contra Marcelinho, devido a um gesto do atleta durante uma partida contra o Santos, na Vila Belmiro, sinalizando que Carvalho estava “roubando” no jogo. A audiência de conciliação, tendo à frente o juiz Carlos Vieira von Adamek, da 13ª Vara da Comarca de Limeira,

aconteceu anteontem. As partes envolvidas resolveram colocar fim à ação, sendo que ficou determinado a Marcelinho pagar R$5.000,00. O cheque nominal ao Lar Espírita, assinado por Emílson Antunes, advogado do jogador, foi entregue a Carvalho no ato.


a) Reconstitua a cronologia dos fatos narrados nessa notícia, atribuindo a cada um dos episódios um título e, quando for possível, uma data. Coloque-os na ordem em que ocorreram.

b) Extraia do próprio texto um sinônimo para a expressão “mover uma ação” e encontre o acontecimento a que se refere a
expressão “no ato”.

c) Explique por que, nesse texto, tal como ele foi redigido, a frase “o cheque (...) foi entregue a Carvalho” não poderia ser substituída por “O cheque foi entregue ao juiz”.

II – (MACK 00)

Texto para as questões 12 e 13

O entusiasmo invadiu o campo e levantou o Biagio nos braços.
- Solt´o rojão! Fiú! Rebent´a bomba! Pum! ___________!
O ruído dos automóveis festejava a vitória. O campo foi-se
esvasiando como um tanque. Miquelina murchou dentro de sua
tristeza.
- Que é - que é? É jacaré? Não é!
Miquelina nem sentia os empurrões.
- Que é - que é? É tubarão? Não é!
Miquelina não sentia nada.
Então que é? ___________!
Miquelina não vivia.
António de Alcântara Machado

Questão nº 12

Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Uma cena relativa a futebol é descrita sem linguagem figurada.

b) As onomatopéias reproduzem o som dos objetos a que se referem.

c) O uso de maiúsculas em “___________”, nesse texto, tem valor estilístico.

d) A dor de Miquelina e o entusiasmo da torcida aumentam simultânea e proporcionalmente.

e) Os gritos da torcida são apresentados em discurso direto.

III (UFMG 06)

QUESTÃO 44

Leia este trecho de reportagem:

Às 11h34 deste 15 de janeiro, explode o grito parado no ar durante 21 anos [...]. A multidão se abraça e chora, ergue os braços e pula, rompe os cordões de isolamento, atravessa as rampas proibidas e escala a cúpula do Senado, agitando faixas e bandeiras.
Trio elétrico, bumba-meu-boi, charanga do Atlético Mineiro, samba, frevo e
maracatu, bandeiras do Brasil, do ___________, dos partidos comunistas, do PMDB, do Flamengo, gente moça e velha, de terno ou de calção, cantando e dançando, um homem grita: .A liberdade chegou.[...].
Um último susto: o carro de bombeiros liga a sirene, mas é só para poder levar uma jovem que desmaiou de alegria, primeira vítima da democracia nascente.

KOTSCHO, Ricardo. Folha de S. Paulo.

Considerando-se as informações desse trecho, é CORRETO afirmar que, nele, se faz referência à

A) posse de Fernando Collor de Mello, presidente eleito pelo voto direto, como sucessor do General João Batista Figueiredo.

B) aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que previa eleições diretas após o término do Governo Geisel, pelo Congresso Nacional.

C) vitória de Luís Inácio Lula da Silva para o cargo de Presidente da República, na sua terceira tentativa de conquistar o poder.

D) eleição por via indireta, no Colégio Eleitoral, de um presidente civil, que colocava um fim no regime militar.

IV (FUVEST 01)



Mas não fiquemos no vestibular que a vida continua:

Esse time teve em seus quadros (jogando e pintando) Francisco Rebolo: o primeiro artista a pintar uma cena de ‘jogadores de futebol’, inclusive retratando um jogador negro - primeiro caso na pintura brasileira - ainda na década de 30. Rebolo que, além dos quadros, que lhe renderam notoriedade e o reconhecimento em depoimentos como o de Jorge Amado, chamando-o de “Mestre, numa geração de mestres”, tem em seu portfólio, o distintivo definitivo do clube. Qual o quê!? Como pode esse time da massa ignóbil estar ligado à criação do MAM e da Bienal, e por meio de um de seus jogadores?

E na música?! Não causa espanto que tanta gente fez música colocando no meio esse time que dá até pra fazer um disco inteiro, sem precisar colocar duas ou três versões do hino (embora haja destas em ritmo de tango, em holandês, heavy metal entre outras)?

Falemos de religião. Com tanto time com nome de santo por aí, advinha para qual o bispo, torcedor (dispensa-se a adjetivação ‘fanático’, por gerar pleonasmo) escreveu um livro? Deus é Fiel.

E tem também as histórias folclóricas que viraram coisa séria. Como não lembrar do presidente que anteviu em 20 anos a compra da Antarctica pela Brahma?

Algumas imagens falam por si, não precisam de legenda. Esta aqui é uma delas:

todopoderosotimao.blig.ig.com.br/imagens/sena.jpg


Minha visão possivelmente é enviesada, por isso, em respeito à diferença, acharia interessante que você que não torce pra esse time sem estádio, sem títulos, sem passaporte, sem tudo o que você acha importante e que te faz torcer pra qualquer outro, fizesse uma pesquisa e me dissesse quantas músicas fizeram em homenagem ao seu time e/ou a sua torcida, se ele foi tema de alguma prova, se ele tem relevância pra alguma coisa além do futebol que, como dizem é “a coisa mais importante entre as coisas sem importância””. Lembre-se: é você que tem essa precisão em provar que Golias é mais forte que Davi.

E se você chegou até aqui, é porque não resiste mesmo a esse time. Qual é o nome dele???? Ah! Você sabe, eu não preciso dizer...

Yvan Lima

4 comentários:

Lucas disse...

É o Atlético Mineiro... viva a charanga!!!

Sidarta Martins disse...

Foi um desafio colocar tudo isso direitinho no blog. Digo que foi um desafio do ponto de vista técnico relativamente aos comandos e compatibilidades que a linguagem html requer.

Ficou direitinho. Tou pegando ritimo de jogo.

Blog Admin disse...

Sensacional o texto, parabéns !!

Anônimo disse...

Excelente texto.

Só fico imaginando os rivais fazendo as questões no vestibular.
Se não passar, colocam a culpa no Corinthians como sempre!