sexta-feira, outubro 27, 2006

Mais um passo do BLOGUE

Amanhã, um dos membros do Na Cal irá à Rio Claro entrevistar um Diretor do Rio Claro Futebol Clube.

Convido todos os leitores a contribuirem com o bate-papo. Vocês podem me mandar perguntas, que terei o maior prazer de fazê-las ao interlocutor, para o endereço eletrônico sidartamartins@yahoo.com . Desculpem-me, por favor, avisá-los tão em cima da hora.

De qualquer forma, de agora em diante, o Na Cal fará entrevistas com personalidades pertencentes ao mundo da Bola. Quem quiser sugerir algum nome que conheça, o Blogue agradeçe. Há a limitação geográfica, não será possível bater um papo com quem não mora em São Paulo - Capital ou no interior perto daqui.

São vários os projetos que serão materializados aqui. Um, em especial, gostaria de já convidá-los: contribuir com a enciclopédia digital aberta Wikipédia, em português. Sempre a uso nas ligações (link). A página em português tem quase 200 mil verbetes e a em inglês 1 milhão e meio. Ou seja, não serão os poucos irmãos lusitanos que superarão essa diferença. Cabe aos brasileiros divulgar seus conhecimentos de forma gratuita para todo o mundo pela língua portuguesa.

Pelo menos, no futebol, acho que há muitos leitores do Na Cal que podem participar da enciclopédia aberta. É interessante pensar sobre qual paradigma vencerá dentro da rede mundial de computadores: o dos sítios pagos, fechados e restritos ou o modelos dos abertos, gratuitos e interconectados.

Acho eu que uma página virtual, como esta aqui, não pode ser só uma folha de papel que se lê numa tela. É muito melhor a leitura de um texto impresso do que aqui no monitor. A novidade dos textos virtuais, tenho a impressão, é que tudo está a um clique de distância. Tudo é relacionado, interconectado; fotos, sons, sítios e filmes dentro do texto de forma dinâmica.

Falei do Azulão e do Wikipédia e coloquei as ligações (um dia me renderei totalmente aos americanismos) e o leitor pode navegar a vontade. Um artigo de jornal não dá essas possibilidades aos seus leitores.

Bem, espero melhorar muito ainda a minha capacidade de me comunicar com vocês, leitores do Na Cal, utilizando mais as possiblidades do mundo multimídia.

Abraços,

Nenhum comentário: