quinta-feira, outubro 19, 2006

Três vaguinhas estão dando sopa

Há duas vagas para a Pré-Liberdores e uma para a Segundona 2007 sobrando.

O São Paulo e Grêmio devem se classificar para Libertadores de América do ano que vem sem grandes problemas. O Inter já tá classificado. Sobram duas vagas, darão acesso àquela Pré-Libertadores. Três times estão disputando, mais diretamente, esses espaços: Paraná Clube, com 49 pontos em 29 jogos; Santos, com 49 em 29 jogos; e o Vasco, 47 pontos em 30 jogos.

Do lado de baixo, o Santa Cruz, o Fortaleza e o São Caetano já estariam rebaixados. Disputando a última vaga do descenso para a segundona do ano que vem, temos: o Fluminense, com 34 pontos; Ponte Preta, com 33; e o Corinthians 32. O Timão está, até esta rodada, ocupando a incômoda posição arduamente pleiteada.

Como o Campeonato Brasileiro por pontos corridos dá 3 pontos por vitória e 1 por empate; apesar do que dizem os matemáticos, tá tudo meio aberto ainda. Quem garantia que o Lula ganharia no 1º turno me entenderá direitinho.

Não tem jeito, faltam, ainda, 8 ou 9 jogos para o final do Campeonato. Isso são 24 ou 27 pontos abertos em disputa. Só para racionar com o absurdo, se o Santa, com seus 24 pontos, ganhar várias e o São Caetano, o Fortaleza, o Timão e, por exemplo, a Ponte não ganharem quase nada, o time de Recife fica na 1ª no ano que vem. Eu sei que isso não vai acontecer. Mas se tem gente que consegue ganhar na Loto, que dá zero vírgula nada de chances, porque não esperar um inusitado no futebol brasileiro também?

Os cruzamentos entre os times que disputam impedem que todos os debaixo tenham uma chancha estatística. Mas o fato é que a zona habitual observada no futebol brasileiro, de qualquer forma, impede as racionalizações de ganhem espaço nesta seara.

Assim, fica o bumba meio boi meio em aberto. Se algum time entre o 18º e o 9º ocupar o lugar do Corinthians, não será uma total surpresa.

Do mesmo jeito, do lado de cima, quem garante que o o Goiás, que tá em 11º, com 39 pontos, não começe a ganhar todas e belisque uma vaguinha para Pré-Libertados! O Geninho já teve algum sucesso lá em Goiânia a algum tempo atrás; e ele ainda se considera um bom técnico, mesmo após a sua passagem pelo Corinthians. São só três ou quatro vitórias e alguns empates junto com alguma sorte.

Portanto, acho que ainda veremos algumas surpresas neste ano. Ao final das contas, não vivemos numa Espanha, Itália ou Inglaterra, onde são sempre os mesmos que ganham tudo e são sempre os mesmo que caem. Tédio não é uma característica dos Campeonatos brasileiros de futebol.

Abraços,

Um comentário:

Sidarta Martins disse...

muito obrigado!