terça-feira, novembro 28, 2006

O Real levará mais uma estrela sul-americana

Parece que há um sistema colonial vigente no futebol sul-americano até hoje.

Hoje, visitei o jornal esportivo argentino Olé e vi a seguinte chamada: FERNANDO GAGO - Cuenta regresiva. O jornal esportivo espanhol Marca também dá como certa a ida do argentino.

O craque do meio de campo do Boca vai ser vendido pro Real Madrid por $ 20 milhões de euros. Sabem lá o que é isso? São 57 milhões de reais (três ou quatro prêmios da loteria acumulados e somados). Uma boa bufunfa que me faz matutar um pouco. Afinal, por acaso que não foi que todo esse capital saiu de algum lugar e vai pra outro. A toa, nada de muito relevante acontece no mundo financeiro.

O time madrileño não faz isso para perder dinheiro, mesmo que o considere uma associação com fins desportivos e não lucrativos. Pois, o time esta lá para ganhar títulos e não pagar dividendos aos seus proprietários -- isso é coisa da Inglaterra e E.EU.U.. Há um plano de negócios para que se dispenda tudo isso com um só jogador. Se não houvesse, pelo menos, o Real já teria ido pra cucuias e não pagaria suas contas a tempos.

Qual o segredo? Qual? Qual?

Há uma lucratividade muito maior quando se vende a imagem de um craque de EU$ 20.000.000,00 do que quando se vende ele próprio.

É muito mais lucrativo vender o Gago ou Robinho várias vezes, por vários anos, toda semana, quando jogam, para todo o Mundo, por valores menores do que vendê-los uma só vez por uma grande quantidade. Se se comparar, dá mais retorno para os europeus. A galinha enche o papo de grão em grão, no final das contas.

Será que há uma burrice atávica e endêmica entre os latinos que nos não consiguimos deixar para lá. Não dá para ser gigante adormecido no futebol também. No Coringão há notícias de que há um grupo que quer tirar o Dualibi do comando. Mas a ironia é que o cabeça já foi o braço direito do próprio Seu Alberto. Como que um cara desses fala que vai mudar, ser diferente? O Lula e o PT como o papo de "fora corrupto" de antes estão todo cheio de dedos e senões por ai. O Deus romano do comércio, Mercúrio, não quer nos dar as suas mais elementares bençãos.

Ou seja, parece que todos nosotros bamos quedar a cá, nel tercero mundo, sin grandes dudas. Um cara de esquerda ganhou no Equador, tanto faz como tanto fez. Pode ser moderno ou reacionário, estatista ou privativsta, nacionalizante ou globalizado, de esquerda ou direita, que a mentalidade, inadequada aos dias de hoje, é o grande problema.

Saludos,

2 comentários:

Anônimo disse...

Ou então nem haja equilíbrio... sei lá, é uma parada tão complexa que nem vale a pena encucar.

:] valeu pela visita

siusi disse...

fui te xeretar, te achei bom pra palavras escritas. agora futebol me da tontura. o cara fala rapido( o narrador) tudo é muito rapido e instintivo . e mercurio é o tal.shakespeare tbem é o tal. e os "frios" amantes , pais do orelhinha sexy ,o spock , ..vc viu um sentimento calmo, sutil, elegante.sidartha é bonito som