quarta-feira, janeiro 31, 2007

A não aposentadoria do Ronaldinho

Não sei o que o Sr. Ronaldo Luis Nazário de Lima sonha com esta sua tranferência do Real Madrid para o A.C. Milan. Não deve ser nada mole para um discípulo do Dr. Sigmund encarar o Sr. Fenômeno.

Pode parecer muito óbvio para quem está de fora que o mais certo seria o rapaz largar essa vida e ir torrar seus milhões de Dollares. Mas o centro-avante não é um milhonário jogador de futebol. Ele é um jogador que ficou muito rico. No momento em que o gordinho pendurar as chuteiras, ele não será mais um dos sérios candidatos ao posto de artilheiro de algum campeonato europeu importante ou de alguma copa do mundo. Será que seu inconsciente não se agarraria a este silogismo:

"--Se o Cafu que é grosso foi em várias, porque ele que é craque também não poderia ir?"

Eu cá, no Brasil, tenho os meus desafios pessoais. Sinto na pele enormes dificuldades toda vez que percebo que algum dos caminhos que sigo é uma droga. Depois de um tempo, minhas opções viram parte da minha identidade. Já sou, por exemplo, um dono de blogue convicto, sempre estou observando cenas, falas e imagens que podem render bons textos. Aceitar que eu errei é, algumas vezes, jogar quem eu sou fora. Tentar me reconstruir não é tão simples quanto é sugerido pelos versos: "Reconhece a queda // E não desanima // Levanta, sacode a poeira // E dá a volta por cima". (Letra de Paulo Vanzolini que Noite Ilustada interpretou com muito sucesso)

Então, Ronaldinho, vai você dai que eu vou daqui do Brasil mesmo. Tente se aceitar com ou sem o seu futebol, que eu vou ver se me acerto com algumas dificuldades mais prosaicas que enfrento. Numas, um gordinho no hemisfério Norte e um magrinho do Sul se dão bem. Mas, de qualquer forma, assim que resolvemos as dificuldades atuais e arranjaríamos outras novas para ocupar nosso tempo.

Abraços,

P.S. Não joguei nada de futebol nos dias que passei nas praias paulistas. Aproveitei a companhia da namorada.

4 comentários:

marcio cenzi disse...

Ontem, num desses programas esportivos, vi imagens do Ronaldo em começo de carreira. 1993, no Cruzeiro. Lembro que no mesmo jogo, o Corinthians estreou o Zé Elias.
Incrível como envelhecemos!

Sujeito Oculto disse...

Uma coisa que eu não entendo: Ronaldo tem dinheiro a dar com o pau, sonha em jogar no Flamento e vai para o Milan. Por que o puto não realiza o sonho e vai jogar no seu time de coração? Precisa de mais dinheiro ainda?

Sidarta Martins disse...

Sujeito Oculto, o Gordinho deve ter algum receio de morar na Barra. Quem sabe ele tema que se for pro Rio, não consiguiria sair dos pagodes. Aqui no Brasil a tentação seria muito grande.

Anônimo disse...

Sujeito Oculto,

Concordo com você. Falta no currículo de Ronaldo o maior de todos os títulos: a Taça Guanabara...
Seria uma mácula em sua carreira a ausência deste cobiçadíssimo troféu...