quarta-feira, abril 18, 2007

Futebol: the brazilian way of life

Comecei a ler o livro Futebol: the brasilian way of life, de Alex Bellos ontem. Ganhei-o do meu primo, mas se você tiver com muita vontade de lê-lo também, o livro está a sua disposição no sítio da amazon. Tá completinho, em pdf, é só ter tempo e disposição para ler tudo na tela do seu computador.

O autor é um repórter inglês que foi correspondente do The Guardian, entre 1998 e 2003, aqui na Terra do Futebol. Já que estou apresentando o cara, tenho que dar a ligação ao O Blog do Alex, que o Sr. Bellos não escreve desde 2 de Junho do ano passado.

Vai ser muito interessante ler este livro porque o autor tem a seguinte tese central:

BBC Four: Do you think Brazil will ever return to that happy style of football they're so associated with?
AB: It's hard to say because all the best players play in Europe and are playing a European style. Brazilians are incredibly down on the current team, not because they think it's a bad team, but because it plays a violent football. It doesn't play that kind of happy, graceful football of the Pele/Garrincha era. You never hear people reminiscing about when they won the 1994 World Cup. They always talk about 1982 as the last time they played beautifully. People are ridiculously nostalgic here.


Veja a entrevista completa à BBC, inglês, aqui! Se não souber, use um tradutor ou tome vergonha na cara.

O cara, em síntese, coloca que somos viúvas de Pelé e Garrincha. A paravra "ridiculously" significa algo que causa risadas.

Pode até ser que o Brasil seja uma piada para ele, mas vou tentar manter a idéia de que ainda se joga e gosta da essência do futebol-arte por aqui. Bem, conto com você para ver se o que escrevi em Teoria do Futebol é tudo bobagem ou tem algum valor.

Abraços,

Um comentário:

Navegando com o Álvaro Míchkim disse...

Caraca,vc gosta mesmo de futebol. Respondendo sua pergunta: quem nasce em Rio Claro é rio-clarense; quem torce pelo Rio Claro FC (Galo Azul), COMO EU (!) é rio-clarista; há outro time profissional na cidade, o Velo Clube FC o rublo-verde, que começou bem a A2, só goleando!);meu irmão caçula de 34 anos é velista é são-paulino (já eu, e meu saudoso irmão mais velho, falecido após cirurgia cardíada em 2003, aos 52, SANTISTAS, que anda nadando bem ultimamente). Já gostei mais de futebol, hoje apenas aprecio.
Então é isso, mas, Sidarta, não é BUDISTA!? Abraços e obrigado pela visita.