terça-feira, maio 01, 2007

The American Way beat Chelsea


No final dos anos 80 e começo dos 90, eu ainda aprendi muita coisa sobre a Guerra Fria entre as duas Super-Potências do pós 2a Guerra Mundial. Os E.E.U.U. eram a baleia com a maior Marinha do Mundo e a U.R.S.S. o urso com o maior exército para os geopolíticos.

Todos sabem o final deste período histórico, o Muro caiu e o socialismo real ruiu. Não teve jeito, o capitalismo ganhou do socialismo. O papo que os socialistas têm de que a Rússia não foi um socialismo como os teóricos tinha proposto é uma conversa que não me pega mais.

Mas se você ainda está nessa, tudo bem. Respeito.


Lembrei-me desta era do milênio passado quando vi a manchete:

Liverpool, nos pênaltis, é o primeiro finalista da Liga
Pentacampeão da liga, o time vermelho está de volta a mais uma decisão do torneio ao superar o arqui-rival Chelsea com vitória no tempo normal e nos pênaltis

O time da terra dos Beatles foi comprado por dois investidores americanos, em fevereiro último deste ano.

Já o londrino Chelsea, foi adquirido em 2003 pelo bilonário russo Roman Abramovich. Investidor que enriqueceu após a queda do regime socialista em um ambiente de negócios não muito leal e transparente.

Eu lembrei da briga velha porque li que há uma pequena repetição farsesca da disputa hoje em dia. O Presidente russo "Putin promete resposta a escudo", em uma disputa a cerca de um novo sistema de defesa anti-mísseis que os E.E.U.U. pretendem instalar, por meio da velha OTAN, nos Países do antigo Pacto de Varsóvia.

Pelo menos no futebol, o Tio San ganhou mais uma batalha dos bebedores de vodka. O Liverpool Football Club é bem melhor administrado que oChelsea Football Club. As contratações milhonárias do time londrino não renderam. Veja que está lá do meio pra frente no time do russo:

Claude Makelele (Seleção francesa)
Michael Essien (craque ganês)
Frank Lampard (Seleção inglesa)
Joe Cole (Seleção inglesa)
John Obi Mikel (craque nigeriano)
Michael Ballack (Seleção alemã)
Lassana Diarra (Seleção francesa)
Andriy Shevchenko (craque ucraniano)
Didier Drogba (craque da Costa do Marfim)
Arjen Robben (Seleção holandesa)

Mais um ano sem o título da Copa dos Campeões europeus não deve deixar o Sr. Roman muito mais pobre, mas lhe tirará alguns sorrisos.

Abraços,

5 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Muitos craques e eliminação pela segunda vez para o Liverpool.

Anônimo disse...

E esse embate foi como uma Guerra Fria mesmo. Tirando a disputa de pênaltis, os dois jogos pouco reservaram em termos de emoção e bom futebol.

A rivalidade inglesa, temperado com os lados russo e americano, falou baixo nessa semifinal. Deixou a desejar. Vamo ver Milan e Manchester hoje. Esse promete!

Anônimo disse...

Então e do meio para trás não conta ? Estão lá dois internacionais portugueses. E o Treinador desapareceu ? Várias vezes citado como um dos melhores do mundo. Ah ... também é portugues...
Jorferal.

Anônimo disse...

A tendência pelo jeito é a repetição da final de 2005, com Liverpol e Milan fazendo uma grande revanche.
Na ocasião o Milan era franco favorito e o Liverpol a grande surpresa da Liga...e deu no que deu..
As coisas agora são diferentes, tanto Liverpol quanto Milan estão com times mais amadurecidos e tarimbados, venceram importantes confrontos durante a Liga...será uma grande final!

Sidarta Martins disse...

Jorferal, claro que os outros internacionais contam. Mas só quis dar um exemplo da realidade que você apontou.

Rafael, você mandou muito bem. Valeu.

Abraços,