segunda-feira, maio 28, 2007

Panis et circensis


O pai do Império Romano criou o adágio político panis et circensis -- um pouco de diversão e de comida são suficientes para ganhar a confiança das massas governadas.

Ao aplicar essa máxima romana ao contexto do Futebol Latino, lembrei-me de uma interesante idéia lançada pelo Lucas aqui no Na Cal. O outro membro deste blogue colocou que a Venezulea tende a ser Campeã do Mundo antes do México. Pois, os comedores de taco estão patinando a um bom tempo no mesmo patamar e os venezuelanos estão numa curva ascendente.

O Dictador Chávez acabou de fechar a Rede Bobo de lá. Assim, não que eu ache que a fechada RCTV seja um exemplo para nada. Mas não constrói uma sociedade democrática com censura e sim com debate aberto a todos. Democracia é o sistema de governo onde oposição situação têm espaço legítimo dentro do espaço político.

Mas, por outro lado, se as liberdades democráticas estão em crise lá em cima, o futebol pode ganhar uma importância maior na Venezuela. Pois, quanto menos liberdades estão à disposição da cidadania, mais circo é necessário para domar as plebes indóceis.

Desse modo, acho que a tese do Lucas ganha um reforço do campo político. Quem sabe, o coração de um pai, que tenha um filho submetido a tratamento desumando, não doa tanto se, por exemplo, o Caracas Fútbol Club erga o caneco da Libertadores de América.

Corrupção e futebol são amigas no futebol latino-americano. Há a marcante história da vitória de 6 a 0 que a Argentina meteu no bom time peruano na Copa de 78. Os hermanos precisavam meter 3 a 0 para irem à final e desclassificarem o Brasil no saldo de gols (havia uma 2a fase com 4 times e o melhor ia pra final ao invês de um mata-mata). Bem, conta-se que o Ditador argentino pagou bem ao peruano e os jogadores obedeceram. Por tanto, a Venezuela não iria inovar em nada.

No entanto, não quero cair na vala comum dos que falam que futebol é o ópio do povo. Creio que é muito mais do que só isso. Há beleza, há a cara do povo brasileiro; mas ainda há muito espaço para ser instrumento de manipulação também -- infelizmente.

Abraços,

3 comentários:

Sujeito Oculto disse...

Concordo com o que diz quanto ao futebol e às ditaduras. Devemos lembrar que o tricampeonato do Brasil veio na época mais violenta da ditadura militar. Não é à tôa que minha mãe até hoje treme nas bases quando ouve a música "Pra frente Brasil".

Mas a Venezuela tem suas prioridades desportivas, como o basquetebol e o beisebol e, apesar de seu crescimento no futebol, esse esporte ainda é culturalmente limitado.

E outra coisa: duvido muito que Venezuela ou México cheguem a ser campeões mundiais algum dia.

rk disse...

corrupcao e futebol são coeternas... menos no Rio de Janeiro.

Anônimo disse...

O aprendiz de ditador mal acabou de fechar uma tv e já quer fechar outra. Já imaginou se a moda pegar. Discípulos de Chavez já estão ocupando o poder. Vejam o caso do Equador: O presidente fanfarrão Equatorenho segue os mesmos caminhos do Kiko Venezuelano.