domingo, novembro 04, 2007

O jogador da década

Quando se menciona uma década, automaticamente esta é associada com seu grande jogador.
Assim, de 60 para frente, tivemos Pelé, Rivelino, Zico, Romário.
Os anos 00 estão acabando e ainda não se sabe quem é o jogador desta era. Ronaldo parecia ser o cara. Foi prejudicado por contusões e desinteresse pela própria carreira.
Ronaldinho Gaúcho continua sendo o jogador que brilha apenas em jogo ganho. Kaká surge com força, mas ainda não se aproxima de nenhum dos jogadores das décadas anteriores.
O curioso, contudo, é que nenhum deles ultrapassou Rogério Ceni no percentual de votos na Seleção de dez anos do diário Lance!
Dos jogadores em atividade (considerando Romário como diletante)ou, se preferirem, dos jogadores que poderiam disputar a Copa de 2010, Ceni tem o maior percentual de votos (59,59), deixando para trás Ronaldo (55,45), Gaúcho (52,94) e Kaká (44,57).
Entre atuantes e aposentados, Romário, como era esperado, tem a maior votação (84,09), curiosamente seguido por Mauro Galvão (81,88).
Obviamente, não é de esperar que um goleiro seja considerado o melhor jogador de uma década (Rogério pode até perder o posto de melhor do ano para Felipe, responsável pelas esperanças alvinegras), mas a votação reflete um certo desencanto com nossos atacantes.
Abaixo, transcrevo a seleção, como os segundos e terceiros, nessa ordem, entre parênteses:

Rogério (Marcos e Dida), Cafu (Cicinho e Belletti), Juan (Aldair e Lúcio), Mauro Galvão (Roque Júnior e Antônio Carlos) e Roberto Carlos (Júnior e Kléber); Dunga (César Sampaio e Gilberto Silva), Mineiro (Zé Roberto e Vampeta), Kaká (Juninho Pernambucano e Marcelinho Carioca) e Ronaldinho Gaúcho (Rivaldo e Alex); Ronaldo (Edmundo e Robinho) e Romário (Evair e Luizão).
A quem interessar, com as opções dadas, meu time seria: Dida, Cafu, Aldair, Mauro Galvão e Júnior; César Sampaio, Mineiro, Kaká e Rivaldo; Edmundo e Romário.

2 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Acho que o Ronaldo apesar das lesões ainda merece uma vaguinha no sue time. Quem sabe o trio: Edmundo, Ronaldo e Romário.

Anônimo disse...

É complicado apontar o jogador da década.

Como deixar Tostão de fora dos 60?

Falcão de fora dos 70?

Zico, tudo bem, nos 80.

Leônidas nos 40.

Mas, sei lá, é complicado.

Porém, Rogério Ceni é, de fato, destaque no começo deste século (principalmente por 2004-2007)