segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Como uma final deve ser

Respondendo a uma questão sobre a quantidade de partidas decisivas do Campeonato Carioca, a Taça Guanabara nem sempre foi o primeiro turno do Estadual – que também só passou a ser estadual depois da fusão da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro. Ela começou como uma forma de decidir o representante da Guanabara na Taça Brasil e perdurou após o fim dela, tornando-se uma tradição. Apenas em 1972 passou a equivaler ao primeiro turno do Carioca.

E o Flamengo é o maior detentor da tradicional taça, somando agora dezoito conquistas, a última realizada ontem sobre o time do Botafogo. E o que teve essa final de excepcional?

Para mim, apenas a violência com que jogou o time alvinegro, tradicionalmente leal, mas regido por um argentino e um uruguaio que levaram a catimba do Cone Sul e também sua violência aos gramados cariocas. Souza mereceu ser expulso e a expulsão de Zé Carlos foi injusta – mas por ela o Botafogo deveria agradecer, pois ele tomou o lugar do goleiro Castillo, que havia tempos vinha provocando o atacante rubro-negro.

O jogo foi brigado e violento, como uma final deve ser. Esperar um show de futebol numa decisão é sonho de Galvão Bueno ou qualquer locutor palhaço que esteja estragando a beleza do espetáculo de raça que costumam ser os jogos do Flamengo. Roubo do juiz? Isso é choro de perdedor!

O juiz errou, sim, marcando um impedimento ridículo do Obina e deixando de marcar a falta e expulsar o jogador que fez a falta em Cristian. No final, Cuca, Montenegro, Bebeto de Freitas e Túlio foram patéticos e fizeram os torcedores do outrora glorioso passarem vergonha. Perca-se com dignidade! Mas eu... quero mais é comemorar.

3 comentários:

Anônimo disse...

Tô escrevendo só agora, e acho que o assunto sobre esta final da TG está esgotado.

Agora, para registro, que a fórmula do Cariocão é a melhor de todas, ah, isso é!

Anônimo disse...

Alguém se lembra de alguma final de campeonato em que Flamengo tenha sido prejudicado pela arbitragem?

Anônimo disse...

Alguem se lembra do Flamengo em uma desição não ser beneficiado pela arbritágem???