sábado, maio 17, 2008

Jabuticaba e Adriano

Acho que quase todo ouviu falar da Teoria da Jabuticaba? Nas palavras do autor de Diplomatizzando:


Teoria da jabuticaba é tudo aquilo que só existe no Brasil (...).(É) uma família de “explicações sociais” única e exclusiva neste planeta Terra, situação inédita no plano universal, que consiste em propor, defender e sustentar, contra qualquer outra evidência lógica em sentido contrário, soluções, propostas, (...) que só existem no Brasil e que só aqui funcionam, como se o mundo tivesse mesmo de se curvar ante nossas soluções inovadoras para velhos problemas humanos e antigos dilemas sociais.

Sempre balancei entre os universalistas e os que defendem a Teoria da jabuticaba. Quem acompanha as bobagens que coloco aqui já percebeu.

O Adriano leva o SPFC nas costas feliz da vida. Quem diria que um cara que estava no fundo do poço no ano passado seria capaz de dar essa volta?

A maioria dos craques brasileiros tem um pouco da alma de Garrincha nos seus corações. Eles precisam viver no Brasil para que vicejem. Sem o pagodinho, o churrasquinho, a família, são desterrados sem alma.

É claro que não acho que isso seja certo necessariamente. Mas não dá para pegar um homem feito e querer que ele mude. Veja as namoradas que o Leonardo de Caprio e o Ronaldo Fenômeno arrumaram! Um namorou gente do mundo todo, o outro só as brasileiras. É um jeito de ser que não se muda de uma hora para outra.

Não acho que só se jogue bem bola quem só gosta de caipirinha. Mas é a tendência entre os boleiros desta terra. O futebol brasileiro precisa do Brasil.

Abraços,

7 comentários:

Anônimo disse...

é bem por aí mesmo, eu acho.
não é à toa que tem tanta gente voltando falida - pelo menos em termos de prestígio - das europas.

a redenção é aqui. e é ótimo que seja assim.
eu quase boto fé que o adriano vai voltar para europa e fracassar de novo. ele é brasileiro demais. e o futebol europeu nem tá com essa bola toda, vai...

Unknown disse...

E para os apaixonados por bom futebol essa teoria é importante, já que atletas de nível, como o próprio Adriano, possam voltar ao Brasil e nos dar, mesmo que um poquinho, o gosto de ver ótimos jogadores em campo.

O próximo a voltar será Ronaldo, Cafu e Dida. Quem se propõe a contratá-los?

Vinicius Duarte disse...

Discordei, Sidarta. Adriano é um grosso. Até escrevi um negocinho lá no meu blog. Abraço

Allan Brito disse...

Nossa, me fez pensar se mais caras pudessem ficar por aqui, abraçados a nossa caipirinha...

Se rendessem o que o Adriano tem rendido, td já ia ser muito mais divertido!

Vinicius Grissi disse...

Vale lembrar que temos alguns jogadores que fizeram mais sucesso lá fora do que no Brasil. Deco, por exemplo.

Anônimo disse...

Cara, concordo com o Duarte, o Adriano é um engodo do SPFC, essa super valorização do cara é forçada pela mídia e agora nítidamente uma pressão dos bastidores colocou ele novamente na lista do Dunga. Me desculpem, mas ele não tem futebol pra isso, um jogador super irregular, que tem feito uns golzinhos feios pelo simples fato de ficar plantado na área e tendo um time todo jogando por ele e para ele. Acho que o SP vai se prejudicar com esse esquema "todos por Adriano", logo mais ele sai e vai deixar os bambis orfãos de jogadas ofensivas.
No mais, se for por carregar um time nas costas fazendo gols, o Kléber Pereira é muito mais produtivo e eficaz!
Não tenho a menor dúvida em preferir o K. Pereira do que Adriano, agora pq seleção?? São as mágicas dos bastidores....da mesma forma que o lateral santista Kléber tbém não merece seleção... existem sim outros critérios de escolha além da bola que fogem do nosso alcance futebolístico...

Zêro Blue disse...

Realmente o Adriano tá levando o SP nas costas. Tá jogando muito e fazendo gols importantíssimos.

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Notícias , fatos e fotos do Cruzeiro
Cruzeiro Vice-Líder
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE