quarta-feira, agosto 06, 2008

O jogador é um trabalhador


A notícia:
Clubes liberam Diego e Rafinha, mas querem seguro da CBF
(...)Os dois clubes (Werder Bremen e Schalke 04) emitiram nesta quarta um comunicado comum, após o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, em francês) decidir a favor da reivindicação apresentada por eles contra o pronunciamento da Fifa que os obrigava a ceder os jogadores, por serem menores de 23 anos.(...) (Estadão.com.br)

É uma mais uma decisão na trilha do Caso Bosman. A linha é o reconhecimento que quem jogada bola e quem contrata jogadores tem de ter o mesmo tratamento que qualquer outro empregado ou empregador. Aqui no Brasil não se está muito acostumado com conceitos republicanos que dão os mesmos direitos e deveres a qualquer pessoa.

Na imprensa esportiva há vozes, imprecionantemente, que conseguem criticar o conceito de igualdade.

O caminho mais comum na defesa dos interesses futebolísticos não-republicanos é o papinho furado que mistura a emoção dos torcedores com os lucros da FIFA e das Federações nacionais as custas dos Clubes.

É sempre a mesma história que um jogador não pode se vender, tem de jogar no clube que o revelou ou na seleção de seu País por amor. Dos jogadores é exigido uma espécie de amor platônico. Pois, não me consta que a CBF se sacrifique para garantir uma aposentadoria dos jogadores que vestiram a amarelinha. O Garrincha é nosso grande exemplo.

Mas mais paradoxal para mim é que essas histórias de amor à camisa venha de jornalistas. Não se sabe de nenhum deles que trabalhem nos grandes órgãos privados de comunicação que não receba um ótimo salário.

A imprensa é chamada de 4º Poder, muito mais importante que o Futebol. Por um acaso, se se exige dos jogadores, o que se deveria fazer com os jornalistas não têm amor à pátria em função de algum parâmetro autoritário?

Eles pregam a liberdade para eles e não para os boleiros.

Se um cara gostar do time que joga, melhor ainda. Mas é um opção pessoal sempre.

Abraços,

Um comentário:

Anônimo disse...

Náo concordo. Jogador de futebol è um privilegiado,e náo tem cabimento exigirem coisas como adicional noturno ou horas extras.
Com raras excecóes sáo uns cabecas de ostras, que esquecem o que os clubes gastaram em sua formacao , sáoexplorados por falsos empresarios e por qualquer trocado aceitam ir jogar em paises de futebol mediocre e com isso acabam prejudicando as suas proprias carreiras.