quarta-feira, dezembro 17, 2008

O Obama não é bom para o futebol

O Henry, da França, já tinha dito que a força do nosso futebol vem da miséria da sociedade brasileira.

 

Quando eu era pequeno e estudava das 7h às 17h, pedia na volta pra meu pai me deixar jogar bola e ele me mandava fazer o dever de casa. No Brasil, as crianças jogam bola das 8h às 18h e ninguém fala nada. Não dá para competir.

http://pt.wikiquote.org/wiki/Thierry_Henry

 

 

Quem vier à São Paulo – Capital e der uma volta pelo Centro e pela Paulista poderá notar que a quantidade de branquinhos é muito maior na Avenida.

 

Os que não têm pele branca, além de serem poucos, geralmente, nunca estão de terno na Avenida Paulista. A mesma observação pode ser feita quando se vai aos aeroportos e às rodoviárias da Terra da Garoa. Dois espaços com pessoas diferentes não só em função da classe social, da renda ou das roupas; há, tenho impressão, uma barreira ligada ao sexo e à cor da pele das pessoas.

 

Para que alguém consiga algo na vida, qualquer coisa, geralmente é preciso que a pessoa queira atingir o objetivo desejado. Sem esse querer não tem jeito; tenho uma leve impressão que pouca coisa costuma cair de graça no colo da gente.

 

E donde entraria o Obama nessa história?

 

É simples, um garotinho negro e pobre que só via no futebol um semelhante ter vencido; um igual que fez sucesso na vida. Agora, o homem mais poderoso do Mundo não é branco e as crianças não brancas têm uma referência que um igual a elas é melhor que os patrões dos seus pais.

 

Então, ainda bem que o nosso futebol não tenha tantos craques se os potenciais bons de bola se inspirarem no Barack e forem estudar. Já é um começo para que o Brasil saia dessa draga eterna.

 

Abraços,

2 comentários:

M. disse...

Oi Sidarta,

Só vi hoje o comentário que deixou no meu blog de testes no ano passado. O texto sobre o Santos está no meu blog e alguns outros sobre o Márcio Rezende, se tiver paciência. Obrigada pelo aviso e desculpa pela demora gigantesca.

beijos,
Mary
__________________
Outro blog da Mary

Arthur Virgílio disse...

Ótimo texto. Mas, o Henry de boca calada é um poeta. O que ele conhece do Brasil? Que a capital é Buenos Aires?