terça-feira, janeiro 11, 2011

O retorno financeiro de Ronaldinho

É claro que torci muito por este desfecho, mas, a uma certa altura, cansei de acompanhar. Foi bonito ver Grêmio e Palmeiras pulando fora porque não têm o peso de um Flamengo, até porque o Rubro-Negro tem o dobro de torcedores dos dois times somados!

O que a contratação de Ronaldinho representa para o Flamengo em termos financeiros? Teremos lucro ou prejuízo?

Para começar, perdemos. A Traffic não faz negócio para perder dinheiro, então aposto que deve levar os direitos (parciais ou totais) de alguns jogadores da base rubro-negra. Promessas que nem sempre são concretizadas.

Mas acho que o time lucra – e muito – por dois motivos: o primeiro é a venda de camisas, que deve disparar nos próximos quatro anos. É com isso que a Olympikus conta quando se dispõe a pagar parte do salário do craque. Com 30 milhões de compradores em potencial, se o jogador fizer bonito no clube o lucro é garantido. O segundo motivo é que o Flamengo está sem patrocínio de camisa. Apenas o BMG renovou e a TIM vai estampar discretamente o logotipo no número dos jogadores. Com o Ronaldinho, o time aparecerá muito mais na imprensa nacional e internacional. Assim, o valor que o time pode exigir pelo patrocínio é muito maior do que seria caso o jogador não viesse, ainda mais considerando-se a decadência vertiginosa do time em 2010.
O saldo é positivo, mas vai depender muito da seriedade do jogador. Com os novos reforços e o técnico que tem, é sério candidato ao título de 2011. Assim é o Flamengo, uma montanha-russa que brinca com a saúde de seus torcedores.

2 comentários:

marcio disse...

não me parece que grêmio e palmeiras pularam fora por respeito ao flamengo, mas por terem caído na real.
além disso o número de torcedores não influi tanto nisso. basta lembrar que ronaldo já deu um até logo e foi para o corinthians e zé roberto já foi para o santos, em detrimento do são paulo.
além disso, é muito difícil que o enlace dure os quatro anos. ronaldinho já mostrou que não é muito fã de cumprir contrato.
particularmente nunca achei o gaúcho tudo isso que falam, mas é certo que aumentará o nível técnico do flamengo, se quiser jogar.

Anônimo disse...

Concordo com o Marcio, a desistência dos paulistas e gaúchos nada tem a ver com o Flamengo. Até pq o rubro negro carioca é um dos times mais endividados e falidos do Brasil, que vive do merchan da Globo carioca.
Ronaldo escolheu o Fla pq Adriano recomendou, avisando da vida mansa que se tem na gávea, da pouca pressão existente no Rio, da compreensão dos cariocas com a malandragem e a vagabundagem, etc. Ou seja, tanto gremio qto palmeiras exigiriam muito mais retorno do jogador em campo, já o Flamengo, com a venda de camisas para sua imensa massa, se contenta com um marqueteiro, assim como já faz curintias com Ronalducho.
Pouco veremos esse atleta jogar, será sempre poupado, dores no púbis, distensões, lombalgias,etc. Só jogará clássicos e finais.
Qto ao técnico que vc mencionou, cuidado, pois ultimamente está bom em afundar os times que comanda.
No mais, muito legal ver o ronaldinho no brasil, pena que tão cedo para um jogador que poderia ter sido um dos maiores e durou tão pouco.