terça-feira, fevereiro 22, 2011

Cai o asterisco

Sim, o Flamengo já era hexacampeão. Não era uma resolução da CBF que ia dizer que o título de 1987, conquistado com a base da seleção da Copa de 1994 e mais de dez jogadores que já foram de diversas seleções (Zé Carlos, Jorginho, Edinho, Leandro, Aldair, Leonardo, Zico, Zinho, Andrade, Bebeto, Renato...), que faltava para nos sabermos campeões. Assisti da casa do meu tio tricolor aquele segundo jogo contra o Inter em que o Bebeto chegou alguns milissegundos antes de Taffarel e garantiu o título da Copa União para o Flamengo.

Eu tinha nove anos. Comprava a revista Placar toda semana. Lembro-me bem de ver os jogadores do Flamengo figurando em várias capas. Aquela taça, com a bola em cima, na edição sobre as semifinais para as quais o Rubro-Negro se classificou por pouco, com muito sofrimento nunca saiu da minha cabeça. Aquele 3 x 2 contra o Atlético Mineiro em que o Renato Gaúcho driblou o goleiro talvez seja o momento mais inesquecível do campeonato todo.

Mas, apesar de saber que éramos os campeões, eu precisava ouvir a torcida arco-íris buzinando no meu ouvido. Primeiro: o Flamengo é só tri, aquele campeonato é do Sport. Depois: vocês são tetra, a taça de bolinhas ainda não tem dono! E agora, o São Paulo fazendo aquele papelão dizendo que era o único hexacampeão brasileiro.

Daqui para frente, quando os títulos do Flamengo estiverem listados em qualquer site ou artigo, não haverá mais um asterisco ao lado do ano de 1987.

Um comentário:

Anônimo disse...

a taça das bolinhas vai para o santos ou para o palmeiras?