sábado, janeiro 31, 2015

O Superbowl de Kasparov X Carlsen

Neste domingo (01/02/2015), será realizado o XLIX Superbowl, a decisão do campeão da temporada do futebol americano, que este ano será disputado entre o campeão da AFC (New England Patriots) e o campeão da NFC e também atual campeão do Superbowl (Seattle Seawaks).
O Futebol Americano me remete ao Xadrez - do ponto de vista tático obviamente. Este é um dos fatores que me faz apreciar este esporte: observar a formação dos times e as jogadas é emocionante para quem admira o jogo tático do xadrez combinado com a “brutalidade” do futebol americano.
Toda a organização tática e execução das jogadas fica à cargo do quaterback (o cérebro) de cada time, Tom Brady, pelo New England Patriots e Russel Wilson, pelo Seattle Seawaks. Por tal razão, comparo Kasparov, pelo raciocínio e currículo, a Tom Brady e Carlsen, pela juventude e atrevimento, a Russel Wilson.

Da mesma forma que Kasparov move suas peças no tabuleiro, Brady com sua experiência e genialidade organiza sua formação tática visando o touchdown. No aguardo da recuperação da bola pelo seu time, Russel já estuda a formação defensiva do time adversário para, quando entrar em campo, atacá-lo.

Campeão em 2001, 2003 e 2004, o New England Patriots busca seu quarto título em cima do atual campeão. A promessa é de um grande espetáculo, emocionante e marcado pela genialidade e audácia de seus maiores protagonistas.


Neste domingo veremos como os jogadores estarão postados em campo, qual formação será usada e, quando a bola oval deixar de “voar”, saberemos quem sofreu o XEQUE-MATE.



Nenhum comentário: