quinta-feira, junho 14, 2018

Gli Autogol, Youtube, Buffon, Italiano, Imitações, Duolingo e Calcio

Tenho me aventurado pelo Duolingo - aplicativo para o estudo de línguas sem um professor humano, é eu e o computador. Dá pra aprender bastante coisa de uma forma simples e leve.

Italiano tem uma vantagem, promuncia-se todas as sílabas, diferente do inglês; o acento na palavra marca a sílaba tônica, diferente do francês...

O futebol é uma porta que gosto de usar para estudar língua estrangeira. É igualzinho, tanto faz você escutar falarem sobre o jogo em inglês, espanhol, português ou italiano; os comentários nas mesas redondas serão sempre os mesmos, as jogadas narradas nos jogos são sempre as mesmas e os mesmos dramas, contusão, transferência, derrotas.

Youtube é o local para encontrar futebol em língua estrangeira. Os gols da champions e todos os campeonatos europeus narrados e comentados em espanhol é muito mais divertido do que escutar os conhecidos profissionais do jornalismo desportivo brasileiro.

Espanhol não é super complicado, um pouco de paciência e persistência já dá um super resultado e, se vou ver os gols do Barcelona, melhor ver as jogadas do Messi em espanhol no Youtube. Veja o Modric falando em espanhol depois do jogo Brasil e Croácia:


De volta ao idioma italiano, procurando calcio no Youtube, encontrei o Canal Gli Autogol, são amigos que imitam as personalidades do futebol italiano em pequenos vídeos. É muito mais complicado entender piadas, mas eu persisto. Mesmo não entendendo muto, dá para dar umas risadas.

O Buffon foi lá no Gli Autogol:


Eu sempre vi os craques europeus através das tvs brasileiras. Os jogadores estrangeiros não tinha voz até que eu comecei a estudar idioma estrangeiro através de vídeos futebolísticos no Youtube.

Pessoas como o Buffon, que conheço a décadas, ficaram estranhas quando passei a escutar a voz delas. Muda a voz, muda a pessoa. Veja e escute Margie e Hommer em português, espanhol, francês e alemão:


Alemão é além das minhas forças. Mas no espanhol dá para ver que muda um tantinho. Muda voz, muda a pessoa e a personagem.

No futebol, os jogadores eram mudos até agora para mim. Está sendo divertido ouvir o que eles falam.

Abraços,

Nenhum comentário: