quinta-feira, agosto 24, 2006

Crítica aos Impressos

Hoje, eu li o Lance, o Metrê News e o Caderno de Esportes da Folha de São Paulo e resolvi que a linha editorial do Na Cal deveria prestar atenção aos noticiosos esportivos impressos. Por que não? Eles têm alguma importância no cenário esportivo, apesar da irrelevante penetração que alcançam na população desse nosso Brasil. O Lula em primeiro nas pesquisas desmonta o axioma dos mitos da pedra no lago e dos formadores de opinião. Espero que os jornalistas parem de propagar idéias não verificadas como se o fossem.

Bem, mas voltando à nossa vaca fria: gostei do Lance; o Metrô News é bom quando tem cruzadinhas e a Folha é meia boca.

Primeio o pior de minha amostra: o Metrô News. Para quem não costuma andar de metrô pela cidade de São Paulo, quando se usa esse meio de transporte público nas estações da Avenida Paulista, pelo menos, ganha-se gratuitamente esse jornaleco. Como vive de propaganda (oficial, oficiosa e privada), não tem um foco nas notícias; por óbvio, prefere priorizar os interesses dos patrocionadores. Na parte esportiva, as abobrinhas já estão na Capa. Botaram uma foto do Mascherano com os seguintes dizeres: "o timão, que teve uma péssima atuação, principalmente do zagueiro Mascherano (sic), continua na zona de rebaixamento...". Em cima da foto que domina a Capa a uma chamada bem pequena com os seguintes dizeres: "Verdão bate o Flu e mantém invencibilidade" (?). Para vocês terem uma noção do naipe deste informativo, o presidente "in memorian" é o Paschoal Thomeu, finado ex-prefeito não muito ortodoxo de uma importante cidade da Grande São Paulo.

Não fiz jornalismo, mas é o Verde quem merecia o destaque na Capa.

A Folha não conseguiu nem produzir um Caderno de Esportes. Este é o final do Cotidiano e a matéria de "Capa" é sobre como as mulheres dos jogadores do Paraná são tratadas. Achou meio impertinente para uma Capa? A última folha tem só metade com uma reportagem e metade com propaganda. O Pior, é uma matéria sobre o valor de mercado do Ronaldinho Gordo. O cara tá sendo negociado! Ou seja, não há um valor definido, não é uma reportagem que trate de um fato e sim um chute do jornalista de quanto o cara custará ao Milan. Isso se o Milan realmente o comprar. De resto, tá razoável. Nada que justifique um plausinho mais caloroso.

O Lance tava bom. Fiquei sabendo do Diego num time alemão que vai disputar a Liga dos Campeões, que o time do Zico não vai pra mesma competição, teve o Palmeiras como capa e uma boa entrevista com o Muricy.
Mas é claro que eu sou ranzinza e tenho que reclamar de algumas coisas também. Não gosto do PVC e o cara me escreveu um artigo com o título " FAca de dois gumes". Assim, na minha terra, artigo opinativo tem de ter opinião, mas na dele não deve ser assim. Ele tratou dos prós e contras de um time ter jogadores de empresários em seu elenco. Ele deve ter uma alma 45 (há! ia me esquecendo, o Metrô News tá sempre com uma matéria elogiosa ao governo do Estado de São Paulo, acho que não deve ser por identidade política). Bem articulista que faz jornalismo no artigo é uma pisada na merda.

O problema do cara é que ele não pode colocar a opinião claramente. Do mesmo jeito que o Corinthians teve o aplauso dos meios de comunicação no ano passado e tem a imprensa descendo a lenha agora, jornalista é foda, não pode ir, declaradamente, contra a corrente em um jornal que tem alguma penetração entre os taxistas e porteiros. Vai que um time cheio de empresários ganha o brasileiro, como o PVC ficaria se falasse, por hipótese, abertamente que não curte esse conceito?

Terminei de escrever isso a meia-noite e dois minutos, esse é o escrito de quinta.

Abraços

Um comentário:

Lucas disse...

Não li este artigo do PVC. Mas parece que tem gente com medo de dar pitaco com medo de ficar desmoralizado após o resultado de um jogo.

Tostão falou o que achava do Mineiro alguns dias antes da final do Mundial. Disse que era um jogador esforçado, bem na marcação, mas que avançava muito ao ataque e raramente fazia gols. Ele fez o gol do título. Tostão deve ter recebido centenas de mensagens a respeito de sua opinião sobre o Mineiro. Ele comentou o fato em sua coluna seguinte e falou que o que achava não tinha mudado nada. Certo ele. O fato de ter feito o gol do título não transformou o Mineiro em um jogador eficiente toda vez que vai ao ataque.