terça-feira, janeiro 16, 2007

Kassab contra o torcedor e a favor da Globo

O Excelentíssimo Senhor ex-Vice-Prefeito, que viu a terceira máquina administrativa do Brasil cair em seu colo porque o atual Excelentíssimo Sr. Governador do Estado de São Paulo não cumpriu a promessa de cumprir todo o mandato para o qual tinha sido eleito, escolheu a Globo em detrimento dos que vão e dos que moram ao redor dos estádios paulistanos.

A Câmara da Cidade de São Paulo votou uma lei que estabelece as 21 horas como o horário limite para o início dos jogos de futebol neste município. Bem no horário da novela, veja se pode atrapalhar isso!

O Sr. Gilberto Kassab vetou-a. Atendeu aos interesses da toda poderosa Globo. O Gabinete do Prefeito construiu uma argumentação jurídica pernóstica. Proibir jogos seria legislar sobre desportos. É um nonsense sem tamanho. Os municípios brasileiros não podem legislar sobre o direito comercial, quando proibem um comércio em determinado bairro estariam ofendendo a Constituição? Claro que não. Certo caminhões só podem circular por São Paulo de madrugada e isso não é legislação de trânsito que só pode ser feita pelo governo federal. O interesse local dos cidadãos pode limitar tudo o que é desenvolvido nas urbes brasileiras desde que não contrarie leis federais ou estaduais.

Obviamente, os sítios G 1 e O Globo Online mantiveram essa posição furada do Prefeito em suas notícias parcialíssimas. Jornalismo da Globo é bom para cobrir a Guerra do Iraque.

Estranho é a Folha Online também embarcar nesse papinho. Será que foi o sempre culpado estagiário que fez essa matéria lá?

O Lance ficou só na descrição sem entrar nas justificativas. Menos errado. Mas, ainda, sem os pontos relevantes da notícia.

A Folha Online, "O melhor site de esportes do Brasil" nem deu a notícia. Não deve ter sido considerada uma nota do universo esportivo. Por certo!

Parabéns ao Estadão.Com que colocou tudo certinho. Quem ganhou e quem perdeu com a decisão.

Essas justificativas jurídicas são coisas que funcionam em terras alienígenas, aqui não. Onde, por um acaso, estariam os criminosos de colarinho branco envolvidos em escandalos? Presos? Não, claro que não.

Fico imaginando que essa benesse que foi concedida à Globo será recompensada de alguma forma. Afinal, ninguém faz nada de graça nesse universo dos poderosos.

O Serra iria faturar alto com a inauguração da linha amarela do metrô em 2008, ano de eleição. Obviamente que o governo estadual estava interessadíssimo em uma inauguração antes das votações. Agora, parece que a linha só vai mesmo ser inaugurada em 2009, depois das próximas eleições.

Será que o governador, chefe da polícia, chefe dos bombeiros, chefe do metrô, chefe da defesa civil e chefe do ipt vai deixar escapar essa hipótese desses órgãos oficiais? Caberia à impressa ventilar e investigar essa hipótese. Acho que não será as Organizaçõoes Globo quem levaria adiante essa linha.

Uma mão pode sempre lavar outra.

Cidadão que moram perto dos estádios, lembrem-se do que o Kassab fez contra os seus interesses na próxima eleição e cobrem dos vereadores paulistanos a derrubada desse veto global.

Abraços,

Um comentário:

Lucas disse...

O veto ainda pode ser derrubado. Aguardemos a posição dos representantes do povo.

Quem mora perto do Morumbi não pode reclamar. O estádio chegou primeiro. Quem investiu na área sabe das desvantagens de morar perto dos locais.

Argumento mais egoísta: eu prefiro jogos às 21:45. Lembra-se como foi difícil chegar ao Morumbi às 20:30 para ver São Paulo X Santos?

Ponto de vista oposto: a Globo acha que o mundo gira em função de sua grade horária. Eu lembro de um jogo Inglaterra X Brasil em Londres há alguns anos. Houve um incidente no metrô londrino e milhares de torcedores se atrasaram. Os organizadores optaram por atrasar a partida em 1 hora para dar tempo para os torcedores chegaram. Galvão Bueno bradou: "isto é um desrespeito ao telespectador."