domingo, maio 13, 2007

Guaratinguetá: terra do Santo e do Clube Empresa

Os guaratinguetaenses são uma gente diferenciada. Além do Presidente Rodrigues Alves, a urbe é onde nasceu o primeiro Santo 100% brasileiro, o Frei Galvão.

Como só sou um católico apostólico pelo contexto sócio-familiar que vivo, o milagre realizado em Gûyrating'etá* que me encheu o peito de esperanças foi o Título de

Campeão do Interior Paulista de 2007


conquistado pelo
Guaratinguetá Futebol LTDA.. Isto mesmo, o ex Guaratinguetá Esporte Clube se tornou um empreendimeto comercial. Pelo menos, um negócio que lucrou alguns Títulos nas divisões de acesso e este do Interior.

Definitivamente,não sou fã da idéia de torcer para uma empresa. Este tipo de coisa me soaria como algo do tipo:

-- Que ótimo que a Ambev já, praticamente, monopoliza o mercado brasileiro de cervajas!!

Quem sabe os mais novos não tenham esta limitação que tenho.

Mas, apesar deste meu preconceito, vejo nas práticas comerciais uma possível tábua de salvação para o nosso futebol brasileiro. Como há um monte de gente ganhando uma grana violenta com o futebol verde e amarelo, prefiro que sejam empresários com uma visão de negócio de mais a longo prazo. Ou seja, que vendam as imagens e não os craques e lucrem muito mais.

O Guaratinguetá Futebol LTDA. não é, efetivamente, a realização do milagre que espero -- futebol brasileiro forte. O dono, o Seu Sony, faz as suas vendas de jogares. Mas como tudo tem de começar de baixo, quem sabe ele e outros não percebam a mina de ouro em que estão sentados sobre.

Vi, na TV, cenas de devoção ao Santo Frei guaratinguetaense que me emocionaram. Assim, tentando não ser desrespeitoso com as crenças religiosas de ninguém, deixo de lado a minha não confissão na fé católica apostólica romana para pedir:

-- Frei Galvão interceda para que as forças que mantêm o futebol brasileiro no limbo sejam destituidas dos poderes malévolos que detêm, amém.

Guaratinguetá fica a poucos quilômetros de Aparecida do Norte, terra da Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil. Santo Frei Galvão, caso considere relevante meu pedido, veja se não é o caso de solicitar a inteceção da Santa dos brasileiros para esta empreitada.

Com fé,

* Terra das muitas (etá) garças (gûyra) brancas (tinga) - Gûyrating'etá em Tupi (Guaratinguetá).

7 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Fé e futebol é tudo que a maioria dos brasileiros gosta. Qual o próximo campeonato, que o Guaratinguetá vai participar?

Marshall disse...

pois é, agora quem sabe o Santo oficial ajuda mais o futebol da região né? hehe
abraço

FERNANDO disse...

Putz véio. Com Santo ajudando, agora o Guará ficará impossível, rsrs!

FERNANDO disse...

Particularmente não gosto das armações do sr. Eurico Miranda. Espero sinceramente que, ao começar por esse cidadão, as coisas engrenem no Vasco.

Sidarta disse...

SE o FHC foi ao outro Papa e pediu a benção, pq eu q nem sou e nunca fui comunista não poderia?

Silvio Lourenço disse...

Caro Sidarta, às vezes aprende-se mais sobre fé no futebol do que na igreja. Torcer pra certos times (especialmente Corinthians, Flamengo e Botafogo-RJ, entre outros) requer uma certa dose de crença no sobrenatural.
Muito interessante essa perspectiva sobre o time das garças.
Leia um pouco mais sobre na Folha de Domingo, especialmente o artigo do Leonardo Boff: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc1305200711.htm

Abraços

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,