segunda-feira, maio 28, 2007

Panis et circensis


O pai do Império Romano criou o adágio político panis et circensis -- um pouco de diversão e de comida são suficientes para ganhar a confiança das massas governadas.

Ao aplicar essa máxima romana ao contexto do Futebol Latino, lembrei-me de uma interesante idéia lançada pelo Lucas aqui no Na Cal. O outro membro deste blogue colocou que a Venezulea tende a ser Campeã do Mundo antes do México. Pois, os comedores de taco estão patinando a um bom tempo no mesmo patamar e os venezuelanos estão numa curva ascendente.

O Dictador Chávez acabou de fechar a Rede Bobo de lá. Assim, não que eu ache que a fechada RCTV seja um exemplo para nada. Mas não constrói uma sociedade democrática com censura e sim com debate aberto a todos. Democracia é o sistema de governo onde oposição situação têm espaço legítimo dentro do espaço político.

Mas, por outro lado, se as liberdades democráticas estão em crise lá em cima, o futebol pode ganhar uma importância maior na Venezuela. Pois, quanto menos liberdades estão à disposição da cidadania, mais circo é necessário para domar as plebes indóceis.

Desse modo, acho que a tese do Lucas ganha um reforço do campo político. Quem sabe, o coração de um pai, que tenha um filho submetido a tratamento desumando, não doa tanto se, por exemplo, o Caracas Fútbol Club erga o caneco da Libertadores de América.

Corrupção e futebol são amigas no futebol latino-americano. Há a marcante história da vitória de 6 a 0 que a Argentina meteu no bom time peruano na Copa de 78. Os hermanos precisavam meter 3 a 0 para irem à final e desclassificarem o Brasil no saldo de gols (havia uma 2a fase com 4 times e o melhor ia pra final ao invês de um mata-mata). Bem, conta-se que o Ditador argentino pagou bem ao peruano e os jogadores obedeceram. Por tanto, a Venezuela não iria inovar em nada.

No entanto, não quero cair na vala comum dos que falam que futebol é o ópio do povo. Creio que é muito mais do que só isso. Há beleza, há a cara do povo brasileiro; mas ainda há muito espaço para ser instrumento de manipulação também -- infelizmente.

Abraços,

4 comentários:

Sujeito Oculto disse...

Concordo com o que diz quanto ao futebol e às ditaduras. Devemos lembrar que o tricampeonato do Brasil veio na época mais violenta da ditadura militar. Não é à tôa que minha mãe até hoje treme nas bases quando ouve a música "Pra frente Brasil".

Mas a Venezuela tem suas prioridades desportivas, como o basquetebol e o beisebol e, apesar de seu crescimento no futebol, esse esporte ainda é culturalmente limitado.

E outra coisa: duvido muito que Venezuela ou México cheguem a ser campeões mundiais algum dia.

rk disse...

corrupcao e futebol são coeternas... menos no Rio de Janeiro.

FERNANDO disse...

O aprendiz de ditador mal acabou de fechar uma tv e já quer fechar outra. Já imaginou se a moda pegar. Discípulos de Chavez já estão ocupando o poder. Vejam o caso do Equador: O presidente fanfarrão Equatorenho segue os mesmos caminhos do Kiko Venezuelano.

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,酒店,