sexta-feira, junho 22, 2007

O Agüinha foi beber uns chopps e vender seus craques

Enquanto a Série C do Brasileirão não começa, o Rio Claro Futebol Clube, eterno Aguinha, foi excursionar pelas terras arianas no dia 15 último.

Já fez sua 1a vitória na pequena Herrenberg. Meteu 5 a 1 no VFL Herrenberg.

O objetivo da viagem é vender alguns craques lá na rica Alemanha. O Agüinha tem o seu futebol administrado pela New TIme Marketing Esportivo. A diretoria é composta de rioclarenses que não têm prática na gestão esportiva e, o mais importante, percebeu suas limitações. Assim, contratou a empresa. Não é algo como clube-empresa ou tercerização corinthiana do futebol. É uma parceria onde a empresa cede jogadores ao clube e o clube valoriza os ativos.

Está a perceber a realização do lucro que virá das vendas que serão fechadas lá na Europa? O investimento que a parceira tem o seu retorno e o clube teve o também: não caiu e tem estrutura e elenco para jogar a terceirona do brasileiro.

Não sou contra o lucro no futebol. Muito pelo contrário. O talento e a competência na administração dos clubes e competições deve ser bem remunerado. Mas não me vejo torcendo para uma empresa. Como já disse outra vez, deve ser ranço ideológico da época que nasci.

De qualquer forma, aproveitarei para torcer pelo Agüinha na Terceirona. Estreiará no dia 8 do mês que vem lá em Rio Claro. Enfrentará o Volta-Redonda -- o bicho-papão da chave --, o Noroeste, também bom, e o Friburguense.

Como eu já o Agüinha surprender na 1a do Paulista neste ano: era cotado para cair e não caiu. Quem sabe não rola uma classificação pra próxima fase.

Infelizmente, deixei passar a comemoração do nonagésimo oitavo aniversário do Rio Claro Futebol Clube - o Agüinha. Mesmo atrasado, mando os meus parabéns!

Abraços,

4 comentários:

Anônimo disse...

Comentário apenas para agradecer pelo Hino do Boca... me ajudou mto.
Valeu mesmo.
Abraços

SACANITAS disse...

comentario apenas pra dizer que deu vontade de beber esse chopp!

:P

Maurício disse...

aaaaaaaaahh a Alemanha! Meu sonho de consumo (assim como esse copo ae!)

Arthur Virgílio disse...

Não é só o Rio Claro que tem essa medida de servir como espaço para empresas esportivas colocarem seus jogadores no clube.

Creio que para os times sem grandes receitas, como o Rio Claro, possa sim ser uma solução.

E prepara-se porque ganhar a terceirona é mais difícil que vencer o Boca no La Bambonera.