sexta-feira, março 28, 2008

Esporte Clube XV de Novembro de Jaú

A noite de 27 de março de 2008 ficará marcada com uma mancha no futebol paulista. Dois dos maiores clubes do interior amargaram o rebaixamento pra séria A-3 do Campeonato Paulista. A Inter de Limeira, campeão paulista de 1986 e o grande XV de Jaú, maior celeiro de craques do futebol paulista.
O time jauense tem tradição com a mulecada. Na faixa Sub-20 foi campeão paulista em 2005 e vice em 1984. Com o time Sub-17 foi campeão em 1985 e 2002. Sormani (Santos, Milan e Seleção Italiana), Dino Sani (Boca Jrs, SP e Milan), Sony Anderson (Barcelona, Lyon e Seleção Brasileira), Edu (Santos do Pelé, Corinthians de 77 e Seleção Brasileira), Marolla (Santos e Seleção Brasileira), França (SP e Seleção Brasileira), Edu (SP, Barcelona, Lyon e Seleção Brasileira), Edmílson (SP e Seleção Pentacampeã), Kazu (Santos e Seleção Japonesa), Wilson Mano (Corinthians), Afonsinho (Santos de Pelé, Flamengo e Fluminense), entre outros tantos, pra não avançar muito no tempo, fizeram parte do plantel quinzeano.

É o time de coração. Aquele que pode ganhar do Corinthians quantas vezes quiser, que não vou me importar. Foi no Estádio Zézinho Magalhães ("Que Jauzão, o quê, porra?!") que assisti os grandes jogos de minha infância. Como o Todo Poderoso sofria quando vinha pra cá... Os bambis, então... compravam sempre a juízada pra tentar sair com um magro empate... Já carimbamos faixa de campeonato paulista dos porcos... E os lambaris, mesmo com Pelé, sofriam quando viam o verde e amarelo do manto...
Hoje, graças a uma série de fatores que vai desde Lei Pelé, amadorismo, falta de apoio, até calendário de competições, o Galo da Comarca não consegue se manter na elite do futebol. A última vez que lá estivemos data de 1996. Até o inexpressivo Agüinha anda melhor (mas não muito)... Passamos 8 anos na Série A-3 e de lá ressurgimos, em 2007, pra cairmos 2 campeonatos depois. Sinceramente, falta muito pra fazermos jus à seguinte passagem do hino do clube: "Quando entra em campo, com pinta de campeão, de Galo é chamado, pela multidão".


A bela e rica cidade de Jaú, popularmente conhecida como Capital do Calçado Feminino, está em falta com seu time. Dos 1.000 sócio-torcedores pretendidos, somos menos de 200. Os 15.000 lugares do estádio raramente são preenchidos... Patrocínio é difícil e escaso. Afinal, graças à cartolagem, disputamos um campeonato de 3 meses e, depois, dispensa-se o time todo, pra não arcar com salários, pois não haverá jogos. Em dezembro, monta-se outro time às pressas pra diputar o campeonato novamente. Assim, não há quem ascenda.

Hoje, com 11 pontos em 17 jogos, o Galo volta ao lugar onde não deveria nem ter passado. Espero que a cidade demonstre apoio e os dirigente, profissionalismo. Fazer do XV uma boa vitrine para o patrocinador. Fazer a mulecada da cidade ter amor ao clube, e por ele jogar ou torcer. Fazer encher o estádio. Fazer, como os antigos contam, que o time volte a ser o grande Galo da Comarca* do interior paulista! O importante é dar apoio ao time e não desistir jamais, mesmo que as dificuldades pareçam intransponíveis. Força, Galo!!

* A alcunha de "Galo da Comarca", segundo apontamento do esportista Manoel do Porto, publicada no Jornal Comércio do Jahu, foi atribuída ao clube em 1931, durante reunião da qual participavam representantes dos clubes que compunham a 3ª Zona do campeonato da Associaçao Paulista de Esportes Atleticos (APEA). Desta chave participavam, além do XV, a A.A. Barra Bonita, A.A. Mocoembu (Dois Córregos) e Bocaina F.C.
Em não aceitando a posição adotada pelos demais clubes, Manoel do Porto, delegado do XV, provocou a reação do Dr. Antônio Galizia, que representava o Bocaina. O Dr. Galizia, dirigindo-se aos demais, disse: "O XV quer ser o GALO e precisamos quebrar-lhe a crista". A frase do eminente baririense, na ocasião representando o Onze de Bocaina, teve a pronta resposta de Manoel do Porto, nestes termos: "Então o Sr. quer dizer que o XV quer ser o GALO DA COMARCA?". Dessa tirada filosófica de Manoel do Porto, nasceu a alcunha que é marca registrada do auri-verde Jauense. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esporte_Clube_XV_de_Novembro_(Ja%C3%BA) - acesso em 28/03/08)







11 comentários:

Sidarta Martins disse...

No ano que vem, haverá um time Azul na segundona. Vc terá alguém.

Abraços,

Anônimo disse...

Pois é meu caro,

Esse ano o campeonato paulista não empolgou nem um pouco. O Galo começou mal e assim permaneceu. Os motivos, já comentamos em varias ocasiões, e vc os ressalta nesse post.

Sem dúvida a culpa maior foi dos jogadores. Um elenco mesquinho, e orgulhoso. Cheio de "picuinhas" um com o outro.

Mas é claro, culpa maior foi de quem não viu isso aconteceder debaixo de seu nariz, ou seja, a diretoria mais uma vez. Não soube verificar a incapacidade e falta de profissionalismo do elenco.

Descemos, mas o nome e o manto auri-verde ainda nos pertence, e assim devemos respeita-lo e defende-lo aonde quer que estejamos.

Galo, eu nunca vou te abandonar !!!

Anônimo disse...

Rafael disse:
Pelos dados que o Serjão colocou sobre a cidade de Jaú...cheguei a conclusão que situação está dessa maneira pq o time tá com muito Salto Alto!!!

Sérjão disse...

Na verdade, Rafael, não é salto alto, não. O problema é que, montar um time inteiro a cada temporada, junta só jogadores renegados de outros clubes, além de não formarem qualquer identificação com o time ou a cidade. Ao meu ver, grande culpa da crise dos times do interior se deve a isso.

Anônimo disse...

É muito triste ver um mesmo garoto amargar rebaixamentos sucessivamentes e com os dois times de coração! A cidade de Jaú, que sempre me acolheu bem, não merece isso! E pior ainda é saber que futebol em Jaú só em 2009! É triste ver a situação que os times do interior tem que se submeter! Até a banda Revenge disputamais partidas ao longo do ano!!
Algo precisa ser feito!

Jefferson Nogueira disse...

Lamento muito pelo time de jaú, principlamente por ter sido o último clube em que trabalhou um dos maiores goleiro da história do futebol: Jose Poy...Que tenham mais sorte no ano que vem...abraços

Anônimo disse...

Pô Serjão, era pra ser uma piada...

Arthur Virgílio disse...

Até a Inter caiu. Realmente tem que se lamentar essa queda do XV de Jaú.

Anônimo disse...

Claudio

Lamentavel a queda de times que possuem tradição e historia, como o XV de Jau ( quem ñ se lembra de 85, quando o timão perdeu para o comercial e o galo desclassificou o palmeiras no parque,de virada por 3x2),e o inter campeão de 86, naquele que com certeza foi o titulo de outra equipe mais festejado pelos corinthianos.
Enquanto isso temos na A-1 time que e mantido por prefeitura que nao sabe o que fazer com o IPTU que arrecada dos condominios dos ricaços. NA A-2 tem um time que e de propriedade do Reverendo Moon.
Na A-3 tem um time que pertence a uma central sindical. NA B-1, teremos um time que pertence a um supermercado e outro a uma multinacional de energeticos.
Esses times não acrescentam nada ao futebol, que precisa de times tradicionais como os dois citados neste artigo, XV de Piracicaba, Ferroviaria,Linense. Espero que em breve possamos ter o prazer de reve-los na primeira divisão.

fernando ramos figeiredo disse...

oi meu nome e fernando ramos e so carioca do rj bairro santa cruz tenho 14 anos e des dos meus 5 anos tenho o sonho de jogar no XV jaú poderia a ser no mirim divisao de base ou no profisional mais isso para min nao inporata o que importa e jogar no time que eu tenho sonho de criança de jogar aqui no rj toço pro flamengo e tambem treino mais o que eu queria mesmo e realizar o meu sonho de jogar no XV jaú e eu sei que um dia ainda vou realizar esse meu sonho.

fernando ramos figeiredo disse...

oi meu nome e fernando ramos e so carioca do rj bairro santa cruz tenho 14 anos e des dos meus 5 anos tenho o sonho de jogar no XV jaú poderia a ser no mirim divisao de base ou no profisional mais isso para min nao inporata o que importa e jogar no time que eu tenho sonho de criança de jogar aqui no rj toço pro flamengo e tambem treino mais o que eu queria mesmo e realizar o meu sonho de jogar no XV jaú e eu sei que um dia ainda vou realizar esse meu sonho.