quinta-feira, maio 29, 2008

A maior torcida do Brasil

Já foram feitas várias pesquisas sobre o tamanho das torcidas dos grandes clubes brasileiros. A última que tenho notícia é essa:
PosiçãoClubePercentual
1Flamengo17 %
2Corinthians12 %
3São Paulo8 %
4Palmeiras6 %
4Vasco6 %
6Grêmio4 %
7Cruzeiro3 %
7Internacional3 %
9Atlético Mineiro2 %
9Botafogo2 %
9Santos2 %

(Datafolha, publicada em 13 de Janeiro deste ano)

Ontem, conversando com amigos num bar, o corinthiano Serjão colocou um ponto interessante. Defendeu que
o Corinthians tem a maior torcida do Brasil.

Ele conhece bem todas as pesquisas como exposta acima e dá crédito a elas. Mas o meu amigo coloca um pouco de sal sobre o tema e vai além da atual metodologia. O pilar central do que defende é que deve valer o democrático princípio One man, one vote nessas pesquisas também.

Aquelas pessoas que torcem para vários times pelo Brasil ou pelo Mundo deveriam ter seus pesos relativos divididos pelo número de times que torcem. Ele entende que os Corinthianos são, em sua maioria, só Corinthianos. O Flamengo já não teria uma torcida tão ortodoxa quanto a Fiel corinthiana.

É claro que os flamenguistas fluminenses devem ser tais quais os corinthianos paulistas são. Contudo, o amigo defende que os rubro-negros de fora do Rio de Janeiro não são só Mengo.

Um bom exemplo dessa modalidade torcedor que coloca vários times no seu coração é o Bira do Quarteto do Jô . O cara torce para um monte de times e não é justo seja considerado um torcedor de cada uma das agremiações.

Algum leitor do Na Cal poderia pensar que o que está escrito aqui é um sofisma. Mas essa depreciação dos poli-torcedores surge do intenso contato que Serjão e eu temos com muitos torcedores flamenguistas não-fluminenses que trabalham nos bares e restaurantes do Estado de São Paulo.

Por exemplo, encontrei fácil no Orkut a comunidade FLAMENGO e CRB MINHAS PAIXÕES!. Essa espécie de dupla cidadania é confirmada por duas outras comunidades relacionadas: Eu Odeio o Vasco e Odeio a mundiça azul do mangue (anti-CSA). Os ilustrativos 185 membros Comunidade dos duplos-torcedores valem dois?

Se o IBGE colocar esse item no próximo censo, periga chegar-se ao absurdo de haver mais torcedores que a população brasileira.

Abraços,

12 comentários:

Arthur Virgílio disse...

Acho que essas pesquisas são uma babaquisse em tamanho. Elas geralmente aparecem quando não tem muitos jogos durante a semana.

Agora, concordo com a explanação de que muitos "torcedores" do Flamengo torcem para outros times. O exemplo do CRB é só um dos milhares espalhados pelo Brasil.

Diogo Ferreira disse...

O Flamengo possui sim o maior número de adeptos ao clube,ou melhor, segundo clube. O número de torcedores de dois times é inevitável,pois muitos estão em séries B,C,D e fica quase impossível torcer por eles. Optam por um time na série A, em sua maioria Flamengo ou São Paulo, agora.

Por quê?
Porque o Flamengo é o de maior torcida e um time ´´querido´´ fora do Rio por esses duplos torcedores. Já o São Paulo está ganhando novos adeptos devido aos títulos e a história que vem construindo, criando em seu site o batizado tricolor, que seria a conversão definitiva a tricolor.

Mas concordo com o Arthur essas pesquisas são idiotas, cada torcida tem sua beleza e sua grandeza. O Flamengo é a maior no Rio, assim como, São Paulo em Sampa e por aí vai.

www.ConfionoMengao.blogspot.com

Saudações Rubro Negras!

Zêro Blue disse...

Eu me interesso muito por pesquisas, e eu não tinha pensado no que vc disse Sidarta.

É muito difícil avaliar pesquisas, dar valor a elas significa não levar em conta fatores importantes como o que mencionou, o fato de alguns torcedores não serem fiéis. Eu por exemplo sou Cruzeirense em Minas, no Rio, em São Paulo e até no Polo Norte, mas nem todos se bastam como eu com um time só. Tem um conhecido meu (amigo só se for Cruzeirense, hehehe) que torce pru tretiquim em Minas, pro Corinthians em Sampa, pro Vasco no Rio, pro Coxa no Paraná, pro Inter no Rio Grande e não satisfeito torce também pra Inter de Milão e para o Manchester United.... só louco....

Saudações Celestes
SITE/BLOG.....CRUZEIRO: O MAIOR DE MINAS
Notícias , fatos e fotos do Cruzeiro
Cruzeiro Líder e com melhor ataque e melhor defesa = 100%
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE

Zêro Blue disse...

Deveriam fazer uma pesquisa em que o indivíduo teria claramente que responder pra quantos times torce e colocá-los em ordem de importância, aí teríamos uma radiografia mais real do que seriam as torcidas de cada time.

O time principal valeria 50% de um voto e os outros (por ex. se fossem 5 times 10% de um voto cada) dividiriam o restante.

Anônimo disse...

Rafael disse:
Concordo que se deveria criar um sistema de apuração diferenciado. O Flamengo é um time simpático a todos brasileiros e por isso muitas vezes é citado (mesmo qdo segundo time). Não se pode esquecer tbém da força que a Globo e suas novelas cariocas dão ao time rubro-negro...Outra questão que me deixa intrigado é a comparação com o ranking do time mania (ali sim onde o torcedor manifesta sua atitude em relação ao clube), na Timemania o Santos aparece em 5 lugar, e as diferenças entre as porcentagens nao sao assim tao elásticas. No meu ver tem uma verdade mais real com o dia dia do futebol do que essas pesquisas sem critérios catalogadas brasil afora.

Vinicius Grissi disse...

Já vi essa discussão e de fato ela tem certa relevância.

Mas acho impossível não acreditar que a torcida do Flamengo é de longe, a maior do país.

Sujeito Oculto disse...

Na verdade, o time principal dessas pessoas é o Flamengo. Quando o time local joga, elas torcem. Caso o Flamengo caia na cidade delas, por exemplo, na Copa do Brasil, elas vão à loucura! One man, one vote, the vote is for Flamengo.

Anônimo disse...

Vocês não sabem de nada!! Sou paulista e torco somente para o Flamengo !! A torcida do Flamengo é a maior do mundo e não existe essa de que flamenguista torce para outros times. Isso é conversa de corintiano invejoso. A torcida do flamengo torce antes pro Mengo do que para a própria seleção brasileira. Vocês estão por fora, atualizem-se!!

Anônimo disse...

Concordooo..
vcs são uns babacas otáriooooos!
MENGÃO EH O TIME COM A MAIOR TORCIDA E OUTRA ..NÓS FLAMENGUISTAS AMAMOOOOS O FLAMENGOO E NÃO TROCAREMOS ELE POR NENHUMA PORCARIAZINHA QUE APARECE NÃO!!!!!!!!!!!!
IDIOTAAS!

Anônimo disse...

Eu aceito que voces digam que sao flamenguistas,mas eu nao aceito que voces chamem os outrs times nem de porcariazinha e nem de idiotas.

Anônimo disse...

Concordo totalmente com o paulista, sou da Bahia, moro no Paraná e torço para um time do Rio, aliás o time do Rio: Flamengo, e só Flamengo. Flamengo até morrer!!! Abraço!!!

dacio disse...

Esse Diogo Ferreira é maluquinho coitado,dúvidas entre as torcidas do corinthians e do flamengo ainda vá lá,agora dizer que dos bambi é maior de são paulo é brincadeira né.