quinta-feira, dezembro 24, 2009

No final do ano, Lula gora o seu Corinthians

O corinthiano e presidente do Brasil Lula acabou de ser considerado o homem do ano por um jornalão francês e por outro espanhol, e, apesar dessas loas, o cara manda uma super bola fora, um pouquinho antes do natal. A botinada no primeiro mandatário é esta:

Eu não sei se dois tortinhos, dois tostões... se saem bem no mesmo time

Ele quis se referir, conscientemente, à uma suposta inviabilidade de uma chapa Serra/Aécio na próxima eleição presidencial.

Mas, inconscientemente, ele deu um belo exemplo da mentalidade que impediu o Corinhians de ganhar um Brasileiro antes os anos 90 e, até agora, mantém a secura de títulos internacionais do time da marginal sem número.

Não sou um especialista em Corinthians, mas o período de 20 e tantos anos de secura e a autodenominação FIEL deram ou denotaram um quê de amodorrado ou de amendrontado a esta equipa. Ou qual outra razão, além dessa dificuldade interna, justificaria a demora que se encerrou com Basílio em 77 e com Neto/Tupãzinho em 1990 e ainda persiste na Libertadores de América?

Entendo que o presidente errou porque a Seleção de 70 mostrou que é viável ter vários craques em campo, a de 58 já tinha deixado isso claro. Pra mim, Pelé e Garrincha num mesmo time é bem mais do que dois tortinhos (dois Garrinchas) ou dois tostões.

Tá certo que não se pode negar que a Seleção de 82 e o Flamengo de Romário, Sávio e Edmundo dão espaço pro pensar presidencial.

Mas, outra vez, pra fazer bonito, pra ganhar, pra vencer é preciso querer e não ter medo de arriscar. O mesmo Flamengo, no início dos anos 80 fez história com Libertadores, Mundial Interclubes e um Tricampenato Brasileiro com um time cheio de craques -- tanto que vários foram pra Espanha em 82.

No entanto, pensando bem, ao verificar o modo pouco arriscado que o Lula conduziu suas alianças, demonstram que ele não gosta de times pra frentes, de futebol arte. Ele preferiu fazer mais do mesmo, sem se arriscar a jogar bonito nas suas alianças no Congresso. O que se viu nos governos do Lula, foram as mesmas alianças que o FHC, o Itamar, o Collor, o Sarney e os Militares fizeram. Ou seja, uma retranca bem armada pra que ele não tenha que marcar ou ser marcado por ninguém no Senado ou na Câmara. Ou teve alguma CPI que tirou o sono do homem?

O interessante é que, na minha opinião, a melhor contratação do Corinthians para 2010 foi o Lulinha filho do Lula presidente. Se um Fielzão não sair agora, quando sairá? Será que a aguourada que o pai deu no time que o filho vai trabalhar tem a ver com algum complexo de édipo reverso?

É claro que uma vitória do time alvi-negro paulistano não será a preferida de muitos que escrevem por aqui. No entanto, ao me afastar um pouquinho do calor da refrega sudamericana, não dá para não falar que um título da Libertodares na Zona Lost não iria colocar mais pressão no Brasileirão de 2010.

É bom ter concorrência para que os outros times não sosseguem.

Abraços,

Um comentário:

Anônimo disse...

É realmente o Corinthians é medroso.

Só não tem medo de mata-mata e de bambi.

Os viadinhos tremem quando jogam o tudo o nada com os medrosos.