sexta-feira, maio 28, 2010

Amin supports Brazil in South Africa

Tive de vir à Londres em função de compromissos familiares. Faz mais ou menos uma semana que tou na terra do Shakespeare, e hoje, porque os deuses quiseram, encontrei uns amigos, que fiz por aqui, num bar. No boteco londrino, estavamos eu, minha namorada, uma amiga jamaicana e um indiano. Quer dizer, fora eu, eram todos portadores de passaporte europeu que conversavam com este rapaz sudamericano puro.

Papo vai, choppe desce e um cara estranho cola na roda e começa a xavecar a amiga jamaicana. A menina faz uma cara de nojo e eu entro em campo com assunto mais batido que brasileiro pode ter: football!!!

Eu não tinha noção do grau de importância do futebol brasileiro por esse Mundo a fora. Já tinha ouvido falar muito disso ou daquilo, mas quando o fato está diante dos seus olhos a coisa muda de figura.

Após dois dedos de prosa, o estranho se apresentou. O cara é sudanês, chama-se Amin e adora o Sócrates que ele viu jogar em 82. Dê uma olhada no cara:
Fora o Doutor, é lógico que ele também adora o Romário, o Bebeto, os Ronaldos...É claro que a sua pronúncia não é a mais palatável possível e necessária uma boa vontade com o cara. Ele, assim como vários ingleses, também quis saber sobre o Kaká e o Dunga.

Mas a principal mensagem que ele me passou, de forma consciente, apesar das biritas dele e minhas, é que as pessoas, que não são dos países ricos, gostam do futebol brasileiro porque, dentro das quatro linhas, o Brasil é um Davi que vence os Golias dos outros esportes, da economia, da força militar, das universidades...

O povo da Afríca, da Ásia e da maior parte da América Latina se sente representado pelos jogadores brasileiros nas Copas do Mundo.

O Amin, mais de uma vez, disse-me que adora ver o Brasil derrotando Alemanha, Itália, França, Inglaterra... Ele sente como se fosse uma vitória do seu Sudão sobre uma das ex-metrópoles coloniais.

Já durante o papo, fiquei pensando na Argentina. Por que será que os hermanos, que também têm um bom futebol, não conseguiram ocupar esse espaço nos corações dos terráqueos?

Muitos argumentos me vieram à cabeça; mas, pra resumir, é porque os caras são metidos.

Depois disso, fiquei mais impressionado com a qualidade dos dirigentes do futebol brasileiro. Como os caras conseguem perder tanto dinheiro desse jeito?

Bye,

Um comentário:

Sérjão disse...

Na verdade, Magro, não acho que o problema da Argentina seja o fato deles serem metidos ou não. Na minha opinião, o Brasil é mais querido que os outros por termos famas de bacanas, que não brigam com ninguém, qualquer coisa tá boa, tudo presta, etc. Argentino, por ser mais patriota e, consequentemente, lutar mais pelo seu país e pelo que deseja, incomoda mais. Já nós, brasileiros, acomodados e molengas que somos, ganhamos a simpatia do mundo todo por não fazermos mal a ninguém. Como a Lusa ou Juventus da Rua Javari. Quando estes ganham de um time grande os outros torcedores não apreciam?