sábado, junho 19, 2010

copa do mundo 7

Passada mais de metade da segunda rodada, a única equipe matematicamente classificada é a Holanda, que venceu sem problemas [e também sem encantos] o Japão. Mais uma vez a equipe sentiu a falta de Robben como jogador incisivo e van der Vaart mais à frente teve atuação apagada. Na derradeira rodada, contra os eliminados camaroneses, o craque do Bayern deve jogar. Espero que junto de van der Vaart, Sneijder, van Persie e Kuyt, no time mais ofensivo do mundial.
Mais ofensivo até que a Argentina, que contra a Coreia do Sul não teve Verón e jogou ainda mais ofensiva que na estreia, com a entrada de Maxi Rodriguez em seu lugar. Messi apareceu menos que contra a Nigéria, mas participou de jogadas importantes e Higuaín livrou-se das desconfianças e libertou Maradona das pressões para botar Milito em seu lugar ao marcar três dos quatro gols argentinos. As jogadas funcionavam muito bem e até a defesa pareceu mais segura, apesar da derrapada de Demichelis.
A Alemanha, sensação da primeira rodada, naufragou ante a Sérvia, mas jogou bem mais uma vez. Derrotas nem sempre significam atuações ruins, como vitórias também não significam boas. Perderam pela péssima partida de Podolski, talvez seu principal jogador, que errou o gol em todos os chutes que tentou com exceção de um: o penalti defendido pelo goleiro. Além disso jogaram quase toda a partida com um jogador a menos, já que Klose [a referência do ataque] foi expulso num lance ridículo. Mas Müller e principalmente Özil fizeram boas jogadas.
As decepções são França e Inglaterra. Os ingleses não conseguiram vencer à frágil Argélia e mesmo com a entrada de Barry, dando mais liberdade a Gerrard e Lampard, o time pouco criou e levou perigo ao adversário. Lennon e Heskey outra vez foram nulos e agora resta a obrigação de vencer para continuar no torneio.
Já para os franceses a situação está mais difícil. Montada como no primeiro jogo, mas com o veloz Malouda no lugar de Gourcuff, ainda apresentou o mesmo grave defeito: isolar na frente o centroavante Anelka, onde poucas bolas chegavam. Domenech insistiu em manter Henry no banco mesmo vendo a Copa ir embora.
Ao menos os jogos melhoraram. Menos retrancas, mais gols e até boas jogadas.

Nenhum comentário: