terça-feira, junho 29, 2010

espanha 1 x 0 portugal

Portugal sofreu apenas um gol, o da eliminação. Marcou apenas em uma partida também: contra os cones da Coreia do Norte. Equipe desencontrada, muitas mudanças de jogadores nas 4 partidas que disputou. Teve nas três posições de ataque Liédson, Danny, Hugo Almeida, Simão e Cristiano Ronaldo, que chegou cheio de nome e marra, mas pouco apareceu na Copa.
Cristiano é sim um dos melhores do mundo. Tem habilidades incríveis, velocidade, força, drible perfeito e chutes fortes e perigosos. Não precisa nem de espaço para jogar. Mas precisa de um bom time e de um papel tático definido, preferencialmente como um atacante aberto pela direita. No esquema várzea do "jogue como quiser" em que foi escalado no Mundial tende mesmo a desaparecer. Especialmente quando a equipe é totalmente envolvida pelo adversário. O placar apertado é muito devido às ótimas defesas do goleiro Eduardo, o destaque do jogo.

Além do goleiro português brilhou a Espanha como um conjunto. A equipe chegou favorita à Copa justamente pela força de seu conjunto. Por jogar um futebol envolvente, botar o adversário na roda e trocar passes até que os marcadores se cansem de correr atrás e permitam o espaço para a infiltração ou a conclusão. Jogadores como Xavi, Iniesta ou Fabregas trocam posição no meio e passes desconcertantes. Xavi altera o ritmo da partida, quebra a sequencia lógica dos passes e costuma colocar os atacantes na cara do gol. Pelo Barcelona dá um passe brilhante a cada cinco minutos. Na seleção o rendimento cai um pouco [os passes não encontram Messi ou Ibrahimovich], mas ainda faz o futebol de David Villa crescer. Espero ansiosamente o encontro dos dois com os outros craques no Barça. Mas na Copa Villa já faz a festa. Marcou mais um, alcançou os artilheiros e ainda levou mais calor pro adversário. Torres é que não se encontrou ainda. O esquema de hoje começou meio confuso. Se na partida passada Villa abria pela esquerda, Iniesta pela direita e Torres posicionava-se como o centroavante, recebendo de costas para fazer pivô ou virar batendo, hoje Iniesta centralizava pelo meio com Xavi e Torres abria pela direita, estando muito menos incisivo. Ainda se recuperando de contusão é a decepção espanhola na Copa.
Paraguai não é adversário pra esse time. Seu grande jogo será a semi contra Argentina ou Alemanha. Aí sim, hora de confirmar favoritismo.

Um comentário:

Anônimo disse...

aposto no paraguai.
espanha é o legítimo cavalo espanhol. quartas é o limite.