segunda-feira, junho 28, 2010

holanda 2 x 1 eslováquia

É, Bert van Maarwijk não surpreendeu ninguém [e também ousou muito pouco]: colocou Robben no time, mas no lugar de van der Vaart. O pretenso equilíbrio, mantendo um meio campo com De Jong e van Bommel, imperou e fomos privados de uma versão mais ofensiva, com apenas um volante [De Jong ou van Bommel], dois meias [van der Vaart e Sneijder] e três atacantes. Mas os três atacantes estavam lá. O que me surpreendeu foi jogar com Kuyt na esquerda e Robben na direita. Apesar do sucesso deste na última temporada jogando pelo lado direito no Bayern, normalmente Kuyt é quem ocupa essa faixa na Laranja, fazendo Robben as jogadas de velocidade pela esquerda. Tanto mais objetivo escalá-lo na direita. É letal a jogada em que corta para o meio e chuta, como no 1º gol. Especialmente se tem um Sneijder atrás pra lançar a bola.
Decepcionante foi mais uma vez a atuação de van Persie, pouco participativo e nada eficaz. Ainda que seja preocupação constante para qualquer defesa que se preze, o craque do Arsenal ainda não entrou na Copa. Huntelaar é mais o tipo centroavante, mas é bem mais limitado.
O goleirão Stekelenburg foi finalmente testado e fez boas defesas. O sistema holandês é menos brilhante [o que causa crise com a imprensa local] e nem é tão mais seguro quanto tentam fazer acreditar. Ao menos a volta de Robben propicia mais jogadas de definição e torna o ataque mais forte.
Não entendo a marcação tão atrás como aconteceu hoje. Imagino que uma marcação pressão dos quatro homens de frente poderia render lances de perigo tomando a bola mais à frente.

A Eslováquia fez menos do que se esperava dela. Imaginava uma equipe mais aguerrida. Que mesmo consciente da derrota que sofreria entraria em campo para lutar muito. Marcou bastante e criou poucas chances de gol. Em alguns momentos parecia aceitar as trocas de passes holandesas. Apesar de ser sensato não partir pra cima e dar aos holandeses a possibilidade dos contraataques, tanta sensatez não é o futebol que me interessa.

Nenhum comentário: