sábado, julho 03, 2010

penaltis perdidos e a eliminação dos mais fracos

Bem, se nos jogos envolvendo favoritos tivemos partidas movimentadas e vitórias inquestionáveis [tudo bem, a Holanda não foi brilhante, mas o Brasil é que foi decepcionante], as duas surpresas das quartas de final acabaram eliminadas depois de importantes penaltis perdidos.
Ontem foi Gyan, de Gana, que desperdiçou o seu no último lance da prorrogação contra o Uruguai. Os ganeses foram lutadores, superaram as expectativas, mas tinham muitas limitações técnicas. Especialmente na partida diante dos uruguaios, desfalcados de Ayew, seu jogador mais criativo. O time foi ainda mais força e quase nada de inspiração. Além disso, falta o talento individual.
Já dos uruguaios brilharam as estrelas. Forlán e Suárez fazem uma Copa espetacular e arrastam a equipe para as finais. Forlán marcou de falta o gol da sobrevida e Suárez salvou o gol da classificação ganesa numa defesa espetacular com a mão. Foi expulso, mas já que o penalti foi desperdiçado pelo atacante ganês [artilheiro dos penaltis na Copa, com dois de seus três gols], foi o herói do dia. Sua equipe venceu nos penaltis e chegou às semifinais.

O outro penalti perdido decisivo foi de Cardozo, do Paraguai. O atacante é o cobrador oficial do Benfica e já havia convertido também seu penalzinho na Copa. Dono de chute forte, varia as cobranças entre pauladas e colocadas. Contra a Espanha, quando podia abrir o placar e agilizar a vida de seu time, bateu forte, mas mal, para a defesa de Casillas. No contraataque o penalti foi para a Espanha e quem perdeu foi Xabi Alonso. Até então havia pouca emoção na partida. O Paraguai marcava forte, pressionava a saída de bola espanhola e dificultava as trocas de passes [a principal virtude da equipe campeã europeia]. E com Torres mais uma vez jogando mal, sobrou novamente para Villa decidir e ele mostrou que é pra isso que foi para a Copa. Mas o gol valeu mesmo pela jogada do Iniesta.

Se eram as mais fracas as equipes com mais torcida nessas quartas de final, não adiantou muito a torcida diante dos penaltis perdidos.

Nenhum comentário: