quarta-feira, agosto 04, 2010

Meninos e moleques

O episódio das molecagens virtuais da Vila coloca à prova algumas ideias.

A primeira é de que Dorival Jr. não tem firmeza no comando do elenco. Mas, quando se pensa que treinando o Vasco ele não teve tantos problemas, percebe-se que mais do que firmeza, falta-lhe apoio.

Chega-se à segunda ideia: dirigentes dão muito respaldo aos atletas. O atual presidente do Santos me faz lembrar de um professor de sociologia que tive na faculdade. O homem era amigo do FHC, mas disse que, entre um operário e um intelectual, tinha votado no operário, pois acadêmicos não seriam bons de prática. O dirigente santista, com sua fala cuidadosa, faz par com o palmeirense e esse conjunto parece sugerir que o futebol não se dá bem com professores.

Estamos, hoje, a meio de um caminho esquisito: não se chegou à direção profissional, mas os dirigentes amadores se postam como gestores do mundo moderno. Andres é um Vicente Matheus menos divertido e mais arrogante. E JJ torna mais evidente a cada dia como Marcelo Portugal era diferenciado.

A terceira ideia é a de que o comportamento dos jogadores é o da juventude atual. Mas é de estranhar que outros ídolos esportivos como os do vôlei ou da ginástica não apareceram em tantas "polêmicas" - como diria o Madson.

A quarta é a sobrestima que temos com os "craques" surgidos a cada ano, pois, olhando bem, o único jogador excepcional desse time do Santos é o Ganso. Neymar, por exemplo, é menos efetivo do que André.

Ano após anos, os primeiros semestres enganam o torcedor. O bom desempenho nos estaduais e na Copa do Brasil fazem crer em bons times, quando o que existe são adversários ruins.

A quinta é a de que a juventude está arrogante, conforme se veria nas afirmações: eu ganho tanto, ninguém vai sentir sua falta, eu sou o bom. Mas, nesse caso, não parece ser privilégio dos novos, pois a resposta do veterano Robinho dá ideia da falta de noção de realidade de um jogador que só brilha em dois lugares: no Santos e no videogame.

A sexta é a de que Fabio Costa daria jeito na situação. Mas essa prefiro não comentar.


4 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, mais um pra falar mal dos garotos santistas? Ta doendo tanto assim essa inveja?
Mais um pra falar mal do Robinho, do Neymar, etc....é mais cool falar bem do Ganso né (não tem erro).
Jogar bem não significa nada;
Ganhar o Paulista não significa nada;
Ganhar a Copa do Brasil não significa nada;
Agora a nova cobrança é jogar bem no segundo semestre...
Eita olho gordo sem fim.

marcio cenzi disse...

Ler o que quer é fácil.
Neymar é bom jogador, mas não é excepcional (adjetivo usado para Ganso).
Jogar bem vale muito, mas o time do Santos provou nas duas finais deste ano que oscila na hora de definir. Ou a final contra o Santo André foi moleza?
Ganhar o Paulista vale exatamente conquistar um campeonato de quatro ou cinco times. O Bragantino já foi campeão. Ganhar a Copa do Brasil vale o tamanho de um mata-mata sem os melhores clubes da última temporada (que disputam a Libertadores). O Santo André já ganhou. Jogar bem - também - no segundo semestre significa manter um ano inteiro de bom desempenho, contra times de todos os portes. E isso é difícil.
Mas convém esclarecer que os "garotos santistas" foram os menos criticados no texto.

Sidarta Martins disse...

E dá pra criticar o Thierry Henry depois dessas desventuras fora do campo?

Anônimo disse...

Mas é o que vc escreveu e repetiu amigo:
Desvalorização das conquistas do primeiro semestre e chamar o Campeonato Paulista de campeoanto de 4 times? (esse é o Carioca), o Paulista reune as maiores forças do futebol brasileiro, com os maiores investimentos e melhores elencos do país. Alem dos grandes, o Paulista conta com mais 8 (oito) equipes que disputam a série A e B do Brasileiro(Gremio Prudente, Guarani, Portuguesa, Ponte Preta, São Caetano, Santo André, Bragantino, Guaratinguetá,etc), é sem dúvida o Estadual mais equilibrado e disputado do mundo. Sempre com grandes revelações dos times do interior, por isso mesmo a final não foi nenhuma moleza, capito? o Santo André terminou os pontos corridos muito a frente do trio de ferro paulistano! ou seja, aqui vc já falou a primeira bobagem.
Desvalorização da Copa do Brasil é outra argumentação furada, pois até a Libertadores e Copa do Mundo já tiveram suas zebras. Ou o São Caetano numa final da américa é normal?(feito que o curintia não atingiu em 100 anos de existência), Once Caldas campeão? LDU campeão? isso diminui o torneio?
O Santos mesmo nunca havia ganho essa competição o que torna a conquista ainda mais valiosa para esse elenco, e como cereja do bolo ainda vale tão disputada vaga na Libertadores da América. Cai assim outro comentário seu sem proposito.
Neymar não é expecional? O cara tem apenas 18 anos, joga sua PRIMEIRA temporada como titular e simplesmente conquista todos os títulos que concorre, é artilheiro da temporada, marca alguns dos gols mais bonitos do ano, é convocado para seleção brasileria com clamor nacional, é destaque na mídia mundial, recebe propostas milionárias de grandes clubes europeus, vale em torno de 35 milhões de euros no mercado internacional e isso não é ser excepcional? Que jogador brasileiro teve uma ascensão meteórica como essa em apenas 6 meses? O cara joga muita bola, eu já tive o prazer de ver jogos dele desde o ano passado na Vila e digo sem medo que ele é diferenciado de verdade (é rapido, habilidoso, tem visão de jogo e inteligente), só falta um pouco de amadurecimento, mas como cobrar isso de uma garoto de 18 anos?
Quanto ao Ganso concordamos, uma jóia rara na função que faz.

Jogar o segundo semestre será mesmo um grande desafio, pq além da qualidade dos clubes, o torneio é longo e desgastante, onde o banco faz muita diferença e isso o Santos não tem. As peças de reposição santistas estão muito aquém. Pese a isto a vaga já conquistada na Libertadores e a disputa em paralelo da Sulamericana.
André não deve fazer falta com a vinda de Keirrison, mas Robinho sem dúvida estava desempenhando um papel importante no equilíbrio da equipe, menos decisivo porém mais generoso.

De qualquer maneira o que esse elenco fez até agora já da pra vislumbrar em numeros:
EM 2010/2011 DEVE ENTRAR:
5 MILHOES TITULO PAULISTA
6 MILHOES TITULO COPA DO BRASIL
14 MILHOES – ANDRÉ
15 MILHOES – WESLEY
50 MILHÕES – NEYMAR
40 MILHÕES – GANSO
———————————–
SALDO: 130 MILHÕES DE REAIS

(arouca a gente deixa pra 2012)