segunda-feira, novembro 29, 2010

Resumo até aqui

Faltando uma rodada, já é possível fazer um balanço do Brasileirão.
Fluminense, Corinthians e Cruzeiro, além do título, decidem o chaveamento na Libertadores e, pasmem, o segundo e o terceiro ficarão no mesmo grupo, junto com um argentino e um paraguaio.
Ou seja, fazer boas tabelas também é difícil para a Sudamericana.
O título ficará em boas mãos, pois as três equipes foram, de fato, as mais regulares frequentadoras da parte de cima da tabela.
As boas surpresas deste ano foram Botafogo e Fluminense, que em nenhum momento lembraram as fatídicas apresentações dos anos anteriores e chegam à rodada final com boas chances de fazer uma dobradinha na Libertadores-11.
Muricy volta à liderança, lugar a que se acostumou na era dos pontos corridos, mas o trabalho mais surpreendente foi o de Renato à frente do Grêmio. Um Gre-nal no torneio sul-americano seria um grande programa para o ano que vem.
O Atlético Paranaense também desempenhou bom papel e se arma para receber o Coritiba no próximo certame.
As rivalidades locais esperam a última rodada para saber se Vitória e Bahia vão se desencontrar e quantos goianos haverá na próxima série B.
As decepções do ano atendem pelos nomes de Atlético Mineiro, Flamengo, Palmeiras e São Paulo.
O Galo investiu muito para pouco, e só conseguiu deixar o rebaixamento com o trabalho de Dorival Júnior - candidato a técnico do ano.
O Rubro-negro se mantém no grupo dos que nunca conheceram a série B (com Cruzeiro, Santos e São Paulo), mas foi por pouco, e menos por mérito próprio do que pela inépcia alheia.
O Alviverde gastou dinheiro em Valdívia e Felipão, na esperança de que eles resolvessem, mas lesões e a política interna atrapalharam, e muito.
O Tricolor pecou pela soberba e por não saber o momento oportuno para mudanças.
Santos e Internacional, com a temporada ganha, fizeram um papel digno no Brasileirão e postam como dois dos grandes grandes times desta década que acaba.
No rebaixamento, nenhuma surpresa. Destaque apenas para a queda vertiginosa do Guarani.
E, por enquanto, é isso.

Nenhum comentário: