quinta-feira, dezembro 16, 2010

A ilusão da Copa do Brasil

Enquanto a CBF lança a ideia da unificação para desviar o foco das denúncias de propina veiculadas pela imprensa internacional, quase não se deu atenção à divulgação do calendário da Copa do Brasil.
Mais uma vez fica claro o critério absurdo de privilegiar a incompetência. Tem sido assim desde o aumento de 2 para 5 (ou seis) vagas brasileiras na Libertadores.
O time que tem bom desempenho num ano, ficando entre os primeiros do brasileiro ou vencendo a Libertadores, tem menos chances de se manter no ano seguinte.
Esses times terão duas chances de estar no torneio continental subsequente: vencer o próximo ou ficar entre os três (ou quatro) do nacional.
Aos que estiveram mal das pernas, são dadas as facilidades da Copa do Brasil, da Copa Sulamericana, além de jogar o Brasileirão sem ter de dividir atenção com a Libertadores.
Confirmados os favoritismos, enfrentar-se-ão em quartas-de-final em 2011, de um lado, Coritiba x Palmeiras e Flamengo x Atlético Mineiro, e de outro, Vasco da Gama x Atlético Paranaense e Botafogo x São Paulo.
Claro, há chances de zebra, mas se se repetir o que vem acontecendo, um desses oito será campeão, iludirá sua torcida durante o restante do ano e, em 2012, terá dificuldades para se classificar para o continental do ano seguinte.
Basta lembrar que, desde 2003, com o advento dos pontos corridos apenas dois campeões da Copa do Brasil se classificaram entre os quatro primeiros do Brasileirão do mesmo ano: Cruzeiro, campeão em 2003, e Fluminense, quarto de 2007, a apenas 16 pontos do campeão.
Levando-se em conta a temporada seguinte, apenas o Corinthians, neste ano, teve possibilidade real de ganhar o Brasileirão um ano depois de ser campeão da Copa do Brasil, pois , desde 2004, ano seguinte ao advento dos pontos corridos, temos um 13º (Cruzeiro), um 3º a dezesseis pontos do líder (Flamengo), um 14º (Fluminense), e um rebaixado (Sport).
Além disso, apenas o Fluminense chegou à final da Libertadores do ano seguinte e, por priorizar a competição mais importante, quase foi rebaixado.
O que se percebe é que, desde que os times participantes da Libertadores não podem participar da Copa do Brasil, esta se tornou uma competição esvaziada que premia a incompetência no ano anterior e ilude para o ano seguinte.
A solução seria disputar a Copa do Brasil junto com o Brasileirão e a Sulamericana junto com a Libertadores. Mas isso é difícil e demanda trabalho. É mais fácil agradar os associados e iludir os torcedores.

Nenhum comentário: