terça-feira, fevereiro 15, 2011

um ronaldo inesquecível


Só agora, quando Ronaldo anuncia uma aposentadoria que já estava praticamente anunciada por seus problemas em manter a forma e livrar-se das contusões é que me dou conta de que ele foi das figuras mais importantes na minha vida como louco por futebol, como deve ter sido na de muitas pessoas.

Só agora lembro que quando comecei a gostar de futebol, por volta de 1993, Ronaldo era o craque emergente e era com ele que eu queria parecer quando chutava bolas contra o portão de casa vestindo uma camisa azul, como a que ele vestia no Cruzeiro.

Mas, centroavante veloz e com senso apurado para o gol, não demorou muito para o levarem para a Europa. Não sem antes, ainda aos 17 anos, ele poder brilhar também com a camisa amarela da seleção e garantir a sua vaguinha no time que viajava aos Estados Unidos pra voltar com o troféu de campeão do mundo vinte e quatro anos depois da última Copa que tínhamos vencido, ainda com Pelé.

Lá nos gramados estadunidenses o então Ronaldinho não teve chances de brilhar, porque o dono da posição era o gigante Romário, que já estava então dois passos à frente do menino que em breve seria o Fenômeno.

Como Romário, Ronaldinho saiu do Brasil para jogar no fraco Campeonato holandês pelo PSV. Dois anos, alguns títulos e muitos gols depois e já conhecido como Ronaldo, ele seguiria mais uma vez a trilha de Romário e iria parar no Barcelona. Tinha então dezenove anos e a experiência na Holanda o deixara mais forte e explosivo. Capaz de arrancadas de 50 metros passando por inúmeros adversários.

Pelo Barcelona Ronaldo parecia perfeito. Na única temporada que passou por lá fez recordes de gols e foi eleito pela 1ª vez o melhor do mundo. E dessa época lembro que não apenas eu, mas todos os moleques da pelada na rua imitavam seus dribles.

Depois disso vieram a Internazionale e as contusões. Ronaldo, então o Fenômeno, descobriu ter limites. Se em 94 ele era o reserva de Romário, em 98 poderiam ter formado a maior dupla de centroavantes da história das Copas, mas Romário se contundiu. E coube ao melhor do mundo ser o atacante impossível de parar. Lembro do rei do ufanismo, Galvão Bueno, gritando “pra cima deles RRRonaldiiiinho, só tem TRÊS na tua frente!”. Só três. Mas, como sabemos, naquela Copa não foram os marcadores que pararam Ronaldo e acabaram com o sonho do penta. Houve o terror das convulsões à véspera da final. E houve Zidane, o único homem da geração capaz de fazer frente ao nosso centroavante.

Crises, fracassos, desilusões e uma contusão gravíssima que poderia pôr fim à carreira. A história de superação do Ronaldo que foi à Copa de 2002 para terminar como artilheiro e Campeão do Mundo virou até propaganda na TV para melhorar a auto-estima do brasileiro, que, como Ronaldo, não desiste nunca.

Então sim, depois disso começa sua decadência. O galáctico Real Madrid [com Zidane, Figo, Beckham e Raúl], o envelhecido Milan, a seleção de 2006 e por fim o Corinthians. Claro que Ronaldo ainda tinha seus lampejos de Fenômeno. Mas a presença nos tablóides e a luta com a balança começou a chamar mais atenção que os gols e os títulos.

Quando anunciou a assinatura com o Corinthians, um amigo com quem eu pouco falava sobre futebol ligou para comemorar: “Ronaldo é nosso!”. E é isso mesmo. Mesmo fora de forma, lento e mais preocupado com publicidade que com futebol, Ronaldo chegou num time que voltava da 2ª divisão e lhe deu confiança de campeão. Foi extremamente decisivo em seu primeiro semestre de Corinthians e me rendeu vários gritos de gol e comemorações de título.

É desse Ronaldo, como do Ronaldo do Barcelona, da Inter, das Copas de 98 e 2002. É desse Ronaldo espetacular que eu quero me lembrar para sempre. E é esse Ronaldo fenomenal que ninguém vai esquecer.

Um comentário:

Anônimo disse...

oi ronaldinho o meu nome e neli matias borges costa, 23:17 estou enviando este e-mail prq achou que foi um luz que deus mim mostrou com tantas pessoas famosas no mundo e escolhe vc para ouvir a minha historia nem sei se vc vai ler este e-mail ate o fim mais vou tenta ser ouvida pois na minha vida nao resta mais muita oportunidade nao sei prq a vida sempre foi muito dificil para mim sempre trabanhei duro deis de crianca pra ajuda os meus pais e agora com 44anos tive 08 filhos perde um atropelado dai para car tenho pasado maus momentos mais nao mim canso de lutar pelos meus objetivos nasce na roça mais hoje moro em brasilia lutando por uma vida melhor para os meus finhos trabanhando de domestica consiera fachineira e etc... rolnado tenho um grande sonho na minha vida junto com os filhos que ainda morao com migo que por sinal sao seus fás sonho que mora dentro do meu coracao de ter um casa que nao seja muito bonita simplesmente um casa.
com um quarto pra mim e quarto para a minha filha que tanto sonha e ter um quarto ronaldinho te pesso nao deixe eu morre sem realiza o sonho de minha filha eu moro em um barraco alugado num cantinho de brasilia chamado ceilandia norte qnr 05 conj p casa 17 esperou em deus no seu bom coracao ser atendeda fone:84398342