domingo, julho 29, 2012

Filme Francês

Há quem compare um jogo de futebol a um filme.
Talvez seja esse o motivo para a modalidade não ter feito tanto sucesso nos Estados Unidos.
A produção cinematográfica norte-americana se caracteriza pela hipérbole, pelo heroísmo exagerado. Os números são sempre grandes. Além disso, há sempre um vencedor.
O futebol se caracteriza por uma narrativa aberta. Qualquer um pode ganhar. Ou ninguém.
O roteiro é muitas vezes minimalista. Um raro placar de 3x3 é baixo para o padrão norte-americano. Basquete, futebol americano e hóquei costumam ser mais generosos com o espectador.
Um jogo 0x0, então, é o acme da frustração.
O futebol é uma espécie de filme francês. Uma discussão contínua, com reviravoltas e pontos interessantes, mas que pode terminar sem nenhuma solução na trama.
Foi assim ontem o jogo de estreia de Forlán no Campeonato Brasileiro.
Numa partida bem disputada, o gol não aconteceu. Mas o torcedor teve seu divertimento. Lances de habilidade de Alecsandro, de Carlos Alberto, algumas chances para o uruguaio.
O mais interessante no duelo ficou por conta do nome das personagens: apelidos como Jajá e Dedé, outros sem necessidade de sobrenome ou gentílico como Maurides e Auremir, e até um epiceno Muriel.
Ao fim, mesmo sem vencedor, o resultado foi melhor para o Vasco, que estragou um pouco a festa de estreia colorada.

Um comentário:

Pedrero disse...

Você escreve muito bem! heuheuheuh.

Peço que você participe lá do meu blog, que na verdade é um jogo onde você tem que acertar quem vai mandar a bola na trave nas partidas do brasileirão. E ainda vale prêmios!

www.blogdatrave.blogspot.com