quarta-feira, outubro 31, 2012

Bola de Ouro da FIFA sem surpresas

Como já diz o ditado ‘religião, política e futebol’ não se discute. Mas quando se vê na lista dos melhores jogadores do mundo nomes como Busquets e Piqué, essa máxima causa estranheza.

A lista dos concorrentes ao tradicional prêmio da FIFA foi divulgada no dia 23 e traz o santista Neymar como o único jogador brasileiro e atuante fora da Europa entre os pré-selecionados.

Eis os nomes:

Sergio Agüero (Argentina)
Lionel Messi (Argentina)
Manuel Neuer (Alemanha)
Mesut Özil (Alemanha)
Neymar (Brasil)
Radamel Falcao (Colômbia)
Didier Drogba (Costa do Marfim)
Yaya Touré (Costa do Marfim)
Gerard Piqué (Espanha)
Xabi Alonso (Espanha)
Xavi (Espanha)
Sergio Busquets (Espanha)
Sergio Ramos (Espanha)
Iker Casillas (Espanha)
Andrés Iniesta (Espanha)
Karim Benzema (França)
Robin van Persie (Holanda)
Wayne Rooney (Inglaterra)
Mario Balotelli (Itália)
Gianluigi Buffon (Itália)
Andrea Pirlo (Itália)
Cristiano Ronaldo (Portugal)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia)

Sergio Busquets é apenas um bom volante, nada que o faça alcançar algum patamar além. Obedece o que o técnico manda, não dá assistências e sequer chega próximo ao gol. Ramires o substituiria com muito mais mérito. O problema de Piqué é outro. Passou a maior parte da temporada no departamento médico, não há parâmetro para julgamento.

Os italianos foram uma boa surpresa na lista. Os veteranos Pirlo e Buffon fizeram ótimas temporadas. O meia lidera a Juventus e fez uma UEFA Euro 2012 muito boa. Já o goleiro tem menos chance, visto que em toda a história do prêmio, apenas um defensor de metas foi consagrado, o Aranha Negra (Lev Yashin), em 1963, quando o prêmio ainda se chamava o Futebolista do Ano na Europa.

Apesar dessas boas surpresas na pré-lista, não acredito que elas perdurarão entre os três finalistas. Aposto tranquilamente na trinca Cristiano Ronaldo, Messi e Iniesta. Neymar, como prêmio de consolação, fica com o Puskas novamente pelo gol contra o Atlético Mineiro. Correndo por fora, os destaques são Falcão Garcia, Agüero e Robin van Persie.

O anúncio dos três finalistas acontece em 29 de novembro (três jogadores, três jogadoras, três técnicos de futebol masculino e três técnicos de futebol feminino). Os vencedores em cada categoria saem dia 7 de janeiro de 2013.

Alguém arrisca alguma reviravolta?

Nenhum comentário: