terça-feira, novembro 07, 2006

É na Terceirona que o bicho pega

Os que vão cair da 1a para a 2a já estão bem previsíveis, e ou o São Paulo ou o Inter levam o caneco. Na 2a divisão é mais ou menos a mesma história, ou o Atlético, ou o Sport vai levar aquele título.

Já na TERCEIRONA a história é outra! Há uma guerra aberta.
(Guernica - Picasso)

Diferentemente das superiores, na última divisão há um octagonal pegando fogo. Faltam 5 rodadas, há 15 pontos a serem disputados. Hipoteticamente, todos têm chances de chegar à segundona.

Vejam esta tabelinha improvisada:

Ipatinga - 19
Criciúma - 19
Barueri - 13
Treze - 10
Vitória - 10
Ferroviário - 10
Bahia - 7
Brasil - 4

Se o Brasil de Pelotas atropelar, chegaria aos 19 pontos. Não se classificaria por conta própria, precisaria contar com uma força dos outros times. Mas, de qualquer forma, há um restinho de chance que não deve ser ignorada. Pois, estamos a falar do futebol.

(O Grito - Munch)

O octagonal tem suas vantagens sobre o campeonato de pontos corridos -- é muito mais emocionante. Eu não mudei de lado, prefiro a opção da 1a e da 2a divisões. Mas, já que há esta forma de disputa, não há porque não apreciar as vantagens que o modelo propicia. Por exemplo, há uma grande ansiedade entre os soteropolitanos, seus times de maiúsculas histórias estão fazendo força para ficarem na terceira. Afiram a situação no blogue (Eu sou Vitória), do Fábio Monteiro. É essa vibração que dá um charme ao futebol, distribuindo a alegria entre os vencedores e a tristeza em meio aos derrotados.

Já fui a um jogo do Barueri vs Treze e não vi nada que os times fora da zona de classificação não possam bater. Reafirmo, tá tudo meio aberto ainda. Meio porque até posso considerar que o Ipatinga e o Cricúma estão em um nível um pouco acima dos outros. Mas só falo isso em respeito à tabela atual, não dá pra brigar frontalmente com os números.

Abraços,

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado por citar-me Sidarta. Realmente me enganei ao achar que o Vitória iria atropelar todo mundo na Série C, sobretudo na última fase...O Vitória deu falsa impressão de deslanche e agora terá que ralar para se classificar. Quais são os pontos fortes e fracos do G.Barueri?

Anônimo disse...

é a terceirona ta feia, tb achei que Vitória fosse atropelar, mas pelo visto futebol sempre com sua caixinha de surpresa.

Sidarta Martins disse...

Pelo menos, parece que a Lusa não vai pra 3a.

Abraços,

Lucas disse...

Estou com saudades é do tricolor baiano... Faz tempo que o São Paulo não derrota o Bahia. Em 2003, na despedida do Bahia da elite, um empate por 2-2 no Morumbi e uma derrota por 3-0 no segundo turno na Fonte Nova.

Que voltem!!!

E que volte o Vitória. Tenho certeza que os palmeirenses estariam tremendo se o último jogo fosse contra o Vitória, não contra o Fluminense...