quarta-feira, novembro 08, 2006

Se o São Paulo for campeão, ameaçará o Corinthians

Percebam que as vitórias na Libertadores e no Mundial, atreladas à ampla divulgação que os times dos grandes centros futebolísicos têm por este nosso Brasil a dentro, marcaram a consolidação do São Paulo Futebol Clube como o time com a terceira maior torcida entre os brasileiros. Foi uma disputa renhida em que o Tricolor sempre esteve atrás ou empatado com o Palmeiras, que durou até o ano passado.

Muitos podem interpretar as ocilações do Palestra como simples reflexo do sangue quente italiano que muitos dos seus torcedores têm em suas artérias. Mas não é isso não. Creio que há uma nova geração de fãs do Rogério Ceni que entrará definitivamente nas novas pesquisas. Quem, no futebol jogado aqui, tem uma envergadura de ídolo maior que a dele? O cara tem estrela, se coloca bem quando fala com a imprensa, está sempre no mesmo time e, acima de tudo, é um goleiro artilheiro. Acho que há fã mirins do 1 são-paulino por todo o Brasil, inclusive no Rio ou em Porto Alegre.

A mística corinthiana de time do povo e a lenga-lenga de que o SPFC era da elite já foi por terra. Ambos são times de massa. O torcedor que tem um cartão do bolsa família já torce para o tricolor sem maiores constrangimentos.

Lá no sítio do Data Folha tem todos os dados e uma análise não futebolística. Futebol não é como outro produto qualquer. Para perceber a verdade dos números é necessário formar o argumento com base em um papo de bar, numa ida ao estádio ou, até mesmo, no faro.

Na última pesquisa, de 24/05/06, foi feita apergunta "qual é o time de futebol de sua preferência? O resultado global das respostas, em %, foi:

Flamengo - 15
Corinthians - 13
São Paulo - 8
Palmeiras - 7
Vasco - 4
Grêmio - 4
Santos - 3
Cruzeiro - 3
Internacional - 3
Seleção Brasileira - 3
Atlético - 2
Fluminense - 1
Botafogo (RJ) - 1
Bahia - 1
Sport - 1
Outro - 5
Nenhum - 26

Eu vi que ficou uma droga o gráfico, cliquem lá em cima na palavra DATA FOLHA que verão melhor o gráfico. Ainda aprendo mais isso daqui um tempo.

Abraços,

Um comentário:

Lucas disse...

Sinceramente, prefiro o São Paulo como o time das elite!!

Ou será que as elite cresceu ultimamente?

(Márcio, é cresceu ou cresceram?)