terça-feira, dezembro 19, 2006

O pior melhor do mundo

Por exclusão, meu voto seria em Zidane. Ronaldinho, Henry e Riquelme não apareceram quando era preciso. Buffon seria uma boa escolha se a FIFA não dissesse que o time é composto por dez jogadores e um goleiro. Podolski e Klose tiveram um ano regular. Se alguém assistisse o campeonato brasileiro e a Libertadores, Mineiro, Ceni e Fernandão (para falar só dos brasileiros), deveriam estar na chamada lista dos 30.
Mas deu Cannavaro, e a FIFA acabou por dirimir uma discussão: o zagueiro italiano desbanca Weah e Figo e se consagra como o pior melhor do mundo.
Nada contra um zagueiro ganhar um prêmio. Mas deveria ser um zagueiro inconteste. Se é preciso apontar para o melhor do mundo, ele não é o melhor. Talvez fosse mais prudente deixar o prêmio vago, como no boxe.
Cannavaro não é melhor do que dezenas de zagueiros que o torcedor vê ou viu por aí. Nem é preciso invocar a lembrança de Baresi, seu conterrâneo. Puxando rapidamente pela memória, de 80 para cá, o torcedor brasileiro viu Mauro Galvão, Oscar, Dario Pereyra, Gamarra, Ricardo Rocha, Aldair, Antônio Carlos... Se bobear, até Bolívar é melhor zagueiro do que Cannavaro.
Mas nenhum deles joga ou jogou na Juventus e no Real Madrid (creio que apenas Ricardo Rocha teve uma passagem pelo time merengue) e ganhou a Copa num ano de fracasso dos avantes.
Repito: por exclusão, meu voto seria do Zidane.

2 comentários:

Sidarta Martins disse...

Mesmo um goleiro ser um dos destaques do Brasileirão indica que o futebol arte tá meio sem forças.

cesare r. disse...

não acho o Cannavaro ruim... ele já se destaca há tempos & fez uma grande copa... tudo bem, ele não é & nem se comprara com grandes craques, mas é tradição dar o prêmio pra alguém que ganhou a Copa... Mas que ganhar dum Zidane com meia temporada & dum Ronaldinho acrobata que não fez nada no Mundia fez da eleição mais fácil pro capitão da Azurra não há dúvidas.