quarta-feira, janeiro 10, 2007

O futebol do Curdistão está a renascer

Já que por aqui grassou a censura em plena democracia. Vou olhar para um lugar onde há mais liberdade do que havia a bem pouco tempo atrás.

No norte do Iraque, oeste do Irã e Sudeste da Turquia vivem os curdos. É região onde este povo luta para fundar um Curdistão soberano. Vai ser uma luta muito sangrenta, mas a liberdade de um povo é algo a ser buscado. Principalmente, se uma etnia é massacrada a muito tempo por vários exércitos.

Fui ao sítio da BBC para ver o que eles falavam sobre o Júlio Baptista ter marcado 4 e ainda perdido um penalty, na goleada de 3 a 6 que o Arsenal meteu no Liverpool. Fazia 77 anos que time dos Beatles não tomava um vareio desses. Bem, depois, passeando pelo sítio, encontro a notícia:

"Kurdish football prospers in new Iraq"

O resumo dela é o seguinte:

Após centenas de milhares de mortos durante os anos de opressão do curdos, com a queda de Saddan em 2003, o futebol curdo floresce. Agora há chances de times curdos jogarem na 1a divisão do futebol iraquiano.

Antes, os jogadores curdos não era autorizados a treinarem ou jogarem nos times do restante do iraque. Jogarem na seleção iraquiano era terminantemente vedado.

Atualmente, há duas ligas regionais na região curda do Iraque. Muitos torcedores se divertem com os times que jogam no campeonato nacional ou nos da província.

O desejo de um jogador é jogar pela seleção iraquiana, mas seu sonho é jogar por uma seleção do Curdistão: "It was my ambition to play for Iraq but that does not compare with how strongly I feel for Iraqi Kurdistan. When I play for Kurdistan, I am not just playing for a country but for a whole race..." (Salih)

Não acho que o Iraque se tornará um País estável em pouco tempo. Mas, de qualquer forma, o fato dos curdos não serem mais massacrados e já estarem batendo a sua bolinha já é um sinal que as coisas estão melhorando por lá naquele canto do Mundo.

Abraços,

P.S. o Na Cal, preocupado com a saúde pública dá espaço à Campanha Anti-Dengue promovida pelo Estado do Rio Grande do Sul: Paparazzi flagra casal in love na praia

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é, quem sabe o esporte ajude a levar um pouco de harmonia a uma terra tão cheia de conflitos... Obrigada pela visita ao diadefolga!