sexta-feira, janeiro 26, 2007

O importante é que o verdão conquistou os 3 pontos

Ontem a tarde fui eu ver o Palmeiras jogar em seus domínios. Já tinha ido ao Parque Antartica antes num jogo do Barueri, mas nunca fui ver o Verdão.

Agora, com este blog, estou aumentando o meu interesse por futebol. Expandi os meus horizontes para além da perspectiva do torcedor são-paulino que sou. Tive, em vários momentos, medo de ser linchado pelo palmeirenses. Mas a minha discrição me salvou de qualquer problema.

O Palmeiras ganhou de 1 a 0 do Santo André. O títutlo dessas linhas foi a frase que eu escutei várias vezes de inúmeros palmeirenses após o jogo. Afinal, não fui lá ver o jogo ou torcer pelo Verdão. Busquei, o tempo todo, assuntos para o Na Cal.

Achei muito interessante o fato de que todos assistem todos os dois tempos de pé nas arquibancadas. Não acho que seja uma torcida argentina, mas entendi porque o Scolari fazia questão de mandar os jogos da Libertadores lá no Parque. Todos estão perto do campo: vibrando, cantando, xingando e, sempre, de pé. Faz uma diferença. No Morumbi, todo mundo das arquibancadas fica distante do campo. O juiz não escuta o seu grito. A turma do senta prevalesce sempre lá.

Do jogo, propriamente dito, o juiz tava ajudando o Santo André por demais da conta. Várias vezes, um jogador do Palmeiras levava uma entrada questionável e não era marcado nada; minutos ou segundo depois, um do time mais tradicional do ABC sofria a mesma coisa e o juizão ia lá e apitava. As quatro ou cinco penalidades não marcadas, nas contas dos meus amigos palmeirenses, foram outra vergonha. Tá bom, mesmo que não tenham sido todas essas que eles contabilizaram, alguma foi, com certeza.

Falta um centro-avante para o Palmeiras. O time tem bons jogadores em todas as posições, menos na área. Sem um matador, será sempre um repeteco do jogo de ontem: muito sofrimento e pouca alegria. Até nos acréscimos os palmeirenses sofriam com os ataques dos adversário. A sorte é que os goleiros deles são bons. O Marcos confirmou sua santidade umas 4 ou 5 vezes, em bolas que a defesa falhou.

O Time da Sociedade Esportiva Palmeiras é bom, passa de ano. Não tira um 10 ou um 8. No máximo, ganha um 7 ou 7,5 quando joga bem. Na maior parte do tempo fica entre um 6 e 5,5 mesmo. Pra vocês terem uma idéia, foi um volante quem fez o gol num chute não tão forte de fora da área que desviou em um zagueiro do Santo André e enganou o goleiro. Houve várias chances clarasque os atacantes verdes foram grossos e perderam a oportunidade de marcar.

Um dos pontos altos, foi o lanche que eu comi antes do jogo e o espetinho após a peleja. Ai, pessoas, não tem erro. Sempre é um espetáculo. Uma curiosidade é que eu passei pela catraca sem colocar o ingresso nela. Tava liberada e não aceitava o meu.

Abraços,

Nenhum comentário: