domingo, abril 29, 2007

Ainda bem que a FPF não quer final na Vila Luxa!

Depois destes dois a zero de hoje, o Sr. Luxa deve estar pensando o quão imprevisível é a vida. Antes, quanto tinham a justa vantagem do dois empates, que acabou usando contra o Braga, ele e todo mundo do Santos reclamavam por uma final na Vila Belmiro.

Tá certo que o campo do Urbano Caldeira não é tão menor assim que o do Morumbi. Este tem 108 por 72 e aquele 105 por 70. Três míseros metros a mais no comprimento vezes dois na largura não dão só meros 6 m2 de diferença. São 426 m2 a mais para o time santista tocar a bola no Cícero Pompeu de Toledo.

Diferença nada desprezível, Sr. Luxemburgo!

Não dá para cantar vitória antes da hora, mas não há como negar que um Bi do Azulão é do meu gosto.

Aliás, Luxa, só mais uma coisa:

-- Por que não tira o Cléber Santana que não fez nada contra o Bragantino e não fez seu papel de novo na primeira partida da final? Deixa o Tabata em campo.

Abraços,

9 comentários:

Glauco disse...

Pra quem já foi à Vila Belmiro, sabe que a diferença entre jogar lá e no Morumbi não está somente no gramado, mas sim na proximidade da torcida do mesmo. Isso cria um clima que, conforme o adversário, pode ser muito sufocante. Não é à toa que o Santos ficou três anos sem perder ali em partidas do Paulistão, e só foi derrotado justamente em um jogo sem importância e com pouca torcida, contra o São Bento.

Anônimo disse...

Glauco, concordo com vc...as dimensões do Morumbi é o que menos importa nessa hora, aliás, eu já havia escrito sobre isso nesse blog. O Morumbi é frio... e distante...Nessa final, antes do início da partida comentei com meu irmão: Não estou sentido a torcida, cadê o clima de decisão, cadê a energia vinda das arquibancadas? O Morumbi diminuiu a final...deixou o jogo sem sal.
Um público 3 x menor do que esse dentro da Vila faria toda a diferença do mundo...10 mil pessoas fazem a vila vibrar como nunca o Morumbi vibrou. É outra história.
Mas quanto ao jogo do São Bento, o estadio não estava vazio...eu estava lá e assisti a única derrota do peixe na fase de pontos corridos. Havia cerca de 9 mil pessoas, mas o Santos FC foi idêntico ao Santos FC de domingo...não acordou para o jogo.

Espero que essa derrota tenha um efeito estimulante sobre os atletas, não acredito que o Santos seja o mesmo na próxima partida, mesmo pq já não tem mais o que perder...o azulão está com a mão na taça, basta jogar com a garra que eles jogaram ontem na marcação e aproveitar os espaços que o peixe certamente vai oferecer e pronto...a receita do bolo está na mão.

Nossa esperança como santistas que somos é esperar que o Luxa tenha algo picante para polvilhar a massa e estragar a festa já preparada....

Sidarta Martins disse...

O que acontece com o Luxa que levou um nó do Dorival? E o Cléber Santana? Putz!

Acho que um Morumbi lotado é algo impressionante. 80 mil gritando por seu time é um espetáculo que torna o gigante algo fora do comum.

O pessoal do Rio ou de BH sabe o que um estádio grande lotado é. A força da massa.

Anônimo disse...

Por isso o Morumbi é o estadio do São Paulo e não do Santos...por isso a federação errou ao colocar as finais para serem disputadas lá...errou com o São Caetano e com o Santos que não são equipes de massa.
Não são equipes da capital e deviam ter o direiro de atuar em seus estadios perto de sua torcida, em suas cidades, seja a torcida de 5 ou de 50 mil pessoas....
Quanto ao Morumbi lotado...não tenho visto isso nem mesmo nos jogos do SP, que não ultrapassam os 40 mil (recorde) e insisto que o Morumbi lotado não pressiona ninguem....o convido para um dia irmos na Vila (la bombonera brasileira).
As finais do Paulista previam favorecer algum dos times da capital (principalmente o SP), o que acabou não acontecendo com o tropeço de todos eles, por isso não se justificava mais a disputa ser mantida lá.

Anônimo disse...

Existe um grande diferença entre o Santos FC e as outras grandes equipes do futebol nacional. O Santos é um time grande mas não é de nenhuma capital brasileira.
É um clube atípico, que conquistou o Status de um dos maiores clubes do Brasil e do Mundo sem pertencer a um grande núcleo urbano.
A cidade de Santos atualmente tem cerca de 450 mil habitantes. Toda a baixada santista com seus 9 municípos possuem cerca de 1,5 milhão de habitantes.
Apenas a cidade de São Paulo é 15 vezes mais populosa que toda a região santista, ou seja, como pôde o Santos se alçar aos mais altos patamares do futebol mundial e hoje possuir uma das maiores torcidas espalhadas pelo Brasil?
Mesmo grande, o Santos não recebe a mesma atenção dispensada pela mídia aos metropolitanos...isso é fato. O Santos pode ganhar a Libertadores que no dia seguinte as radios e Tvs estarão discutindo a briga no treino do Curintia ou a nova contratação do SP...isso é vale $$.
Contra tudo e contra todos o Santos continua forte e sempre será uma equipe vitoriosa por tudo que ja conquistou no futebol mundial.
Mas nunca será uma agremiação de massa ou uma agremiação de torcedores formados pelos comentaristas de radio e TV que penetram livremente nas mentes vazias dos brasilerios desprovidos de senso crítico.
Infelizmente é o que observamos hoje nas grandes torcidas brasileiras, infestadas de criminosos, bandalheiros, arruaçeiros e até mesmo assassinos que engrossam o coro da "massa" de times como SP, Curintia, Parmera, etc, etc.
Sou mais a paixão pura, genuína e verdadeira que cultiva do coração daqueles que realmente sabem admirar esse esporte fantástico.

Sidarta Martins disse...

A cidade de Santos sempre disputou com São Paulo e, antes, com São Vicente a primazia política das terras paulistas.

A cidade de José Bonifácio não poderia ter um papel secundário na cena paulista e nacional.

Neste ano, eu vou a um jogo do corinthians, com corinthianos, e à Vila com santistas.

Abraços,

Anônimo disse...

Como eu ia dizendo...:
"02/05/2007 - 20h17
São-paulinos apedrejam ônibus de gremistas"

Sidarta Martins disse...

rs... rs...

Bravo disse...

Acho que cada time deveria jogar em seu estádio, desde que este ofereça segurança aos torcedores.

Até meu Paulista disputou partidas da LIBERTADORES aqui no Jaime Cintra...

Igualdade para todos os clubes.