sexta-feira, abril 20, 2007

Libertadores curiosa


Na Copa Libertadores de América, nos seus 8 Grupos, dá para ver algumas coisas, em função de um analisada rápida.

Tem muito time ruim entre os 32 participando da competição deste ano. Eu sei que há um usual preconceito com os times bolivianos, peruanos, equatorianos e venezuelanos. Jamais algum time destes países ganhou um único titulozinho da Libertadores. Mas não tem jeito, enquanto não ganharem, ficarão no terceiro plano mesmo.

Os times do Chile, Paraguay, Colômbia e o Uruguay têm história, títulos. É outro patamar. Apesar dos 5 títulos do Penarol e 3 do Nacional, o futebol uruguaio já não é mais o que foi. O último título foi em 1989. Não acho que o Club Defensor Sporting seja um favorito.

Os times mexicanos nunca ganharam também, mas lá há a A.L.C.A., eles têm grana. Assim, uma hora eles terão um campeão da Libertadores. Aliás, já deveriam ter ganhado, não fosse o glorioso juiz Márcio Rezende de Freitas ter garfado o mexicano Club Deportivo y Social Cruz Azul, em 2001, contra o Boca. Mas eu não sei bem, pois os jogadores mexicanos não muito confiáveis. Ainda têm que provar que não são só comedores de taco.

O que quero dizer com isto tudo é o seguinte:

O São Paulo não deveria estar tomando o calor que tomou do chileno Audax;

O Santos tá num grupo baba e não está com a bola toda que a imprensa coloca;

Flamengo e Paraná estão num grupo mais baba ainda que o do peixe.

É, agora, na segunda fase, que vem a pedreira. Ai sim, será possível ver quem são os reais os favoritos.

Bom mesmo está o Grupo 7


Para mim, os favoritos são os que se classificarem neste grupo da morte, Santos e São Paulo. Claro que é possível surgirem surpresas colombianas ou paraguaias, mesmo o Flamengo ou o Paraná podem atropelarem. Mas ainda faltam mostrar o futebol de um campeão da Libertadores.


Acho que desclassificação do atual campeão ajudou-me a superar o trauma do ano passado e já está na hora de reconhecer o que fizeram. Isto que é duro no futebol brasileiro, uma hora um time está organizado e noutra não. Ao invés de se irem os anéis, vão-se os dedos, putz. O Presidente do Inter merece todo o crédito e respeito, mas o importante é a instituição. O Santos está mãos de um cara só a muito tempo.

Abraços,

Um comentário:

Anônimo disse...

É verdade, está tudo confuso...não era pro São Paulo estar sofrendo e não era pro Santos ser tão 100%...(apesar é claro, que o grupo do peixe é uma baba, então nem conta...)
Ave Deus, esses comentários bambísticos não cessam nunca...

Na verdade, 2 grandes times (River e Inter)já empobreceram a competição, que na minha opnião será uma das mais disputadas dos últimos tempos, ao contrário das últimas 3 edições, quando nossos hermanos (principalemnte os argentinos) se apagaram e deixaram o caminho livre para os brasucas. O que se diz então da Libertadores de 2005, talvez a mais baba e sem graça que eu já assisti, numa sequência de semi e final totalmente sem emoção, sem brilho, onde a primeira partida foi disputada em campo neutro a 2 estados de distância do clube mandante...coisa nunca vista numa final de Libertadores.
2007 promete fortes emoções a partir das Oitavas de final, mas minha aposta são nas Quartas, que deve ser a grande coqueluche do torneio, podendo gerar encontros interessantes, como Flamengo e Vélez, SP e Santos, América e Boca, etc...
Vamos aguardar....