quarta-feira, maio 16, 2007

Não há mais censura com a internet

A arquitetura da internet é interessante. Foi pensada para que a informação procurasse o caminho livre quando encontrasse uma via bloqueada. Para mim, ficou a imagem de uma imensa bagunça incontrolável. O quadro No.8, de Pollock, reproduz bem o que acho da rede mundial de computadores:


Os grandes oligopolistas da era pré-blogues já não dormem sossegados. O paradigma do Cidadão Kane caiu por terra. O poder dos oligopólios ainda é presente, mas já não é mais o que foi. A morte do Roberto Marinho, da Globo, a um tempo atrás, e, agora, a do Octávio Frias, da Folha, marcam bem a passagem de uma época. Algo como a Queda de Constantinopla para a comunicação social brasileira.

Toda esta introdução se justifica porque o Na Cal dá eco à seguinte denúncia:

"(...)Em sua ultima coluna, Fiori desafiou o Deputado Federal Aldo Rebelo a responder se estava acobertando o ex-árbitro José de Assis Aragão no Caso Pacaembu, uma investigação em que o ex-árbitro foi submetido sob acusação de má administração e possível corrupção, com enormes evidências apontando para as duas acusações.

Bem, o caso gerou 5000 páginas de investigação e sua conclusão foi mantida em sigilo, segundo fontes da arbitragem, por influência do então Deputado Aldo Rebelo que teria também influenciado na morosidade com que a investigação foi conduzida.

Se realmente Aldo Rebelo agiu dessa maneira, qual seria o seu interesse no Caso Pacaembu ?

Muito estranho, Aldo Rebelo não responde, mas também não desmente, gostaria de desafiar a ambos, Aragão e Rebelo, a que tornem públicos os conteúdos das 5000 páginas, para que não restem mais dúvidas sobre a honestidade de ambos.
(...)"

Três blogues futebolísticos denunciam que a coluna do Sr. ex-Árbitro Euclydes Zamperetti Fiori publica no sítio da Associação de Árbritos da Grande São PAulo foi censurada por ter enfrentado este tema acima denunciado. Os autores do furo são Blog do Paulinho, Pitacos do Bodaum, que sempre participa aqui, e Tabelinha F. C., que ganhou uma ligação daqui para lá.

Agora é assim, não tem jeito. Tapa aqui, a notícia escorre por ali. Fica a sugestão para as pessoas que são notícia não aprontarem como aprontavam por ai. Que, pelo menos, tomem mais cuidados daqui para adiante.

Veja a história, publicada no Blog do Noblat domingão passado, que rolou em Recife:

A P.F. prendeu o cunhado de um magnata dos meios de comunicação de Pernanbuco em plena praia de Boa Viagem e o sogrão vetou que suas empresas veiculassem a notícia. Foi rádio, jornal e tevê proibido de falar disso. As empresas concorrentes também ficaram quietinhas -- seria anti-ético? O resultado é que a notícia vazou e os internautas começaram a cobrar o porquê da não veiculação dessa notícia por mensagens eletrônicas. É a cidadania em linha, on-line para os que gostam de barbarismo, marcando duro.

Oxalá os blogues dêem suas contribuições para que essa zona diminua cada vez mais no futebol e no Brasil também.

Abraços,

9 comentários:

Jana disse...

Tipo assim, nada a ver com o post, mas o carinha da foto é pareido com o Di Caprio né kkkkkkk

Beijos

Anônimo disse...

Meu caro,
linkando mais um bom texto a respeito do sumo pontífice durante sua estada em Shangrilá
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/05/070516_papapressreview.shtml

Abraços

Mariano disse...

DEU MOLE, CAIU NA NET!

Anônimo disse...

A vantagem é que Blog não tem editor.

Anônimo disse...

Sidarta muito obrigado, tenho certeza que a justiça será feita, e com certeza você esta ajudando uma pessoa do bem que é o Fiori e toda uma sociedade que não pode ficar sem saber desses absurdos!Grande abraço e muito obrigado!

Convidado de honra do Na Cal disse...

Foi por isso que fiz o meu blog nos EUA. Lá os juízes brasileiros não me pegam.

Anônimo disse...

Sidarta, agradeço sua indicação ao meu blog (tabelinhafc.zip.net) e, certamente, vou indicar o seu ótimo blog.
E ficou muito bom essa matéria, adorei a parte que fala do CIDADÃO KANE. Sou estudante de Jornalismo e uma das primeiras coisas que vi na faculdade foi esse filme.
Quanto ao Roberto Marinho, ingleses fizeram um documentário sobre ele. Curiosamente (ou não) o nome do documentário chama-se MUITO ALÉM DE CIDADÃO KANE. Quem viu CIDADÃO KANE sabe o porquê do nome.
Abraços.

Daniel F. Silva disse...

Na Internet, cada um é o editor de si mesmo.

Anônimo disse...

Rapaz não sabia de mais essa. Putz véio. Santa internet livre que, muitas vezes deficitária, ainda nos permite informações negadas à sociedade. Os grandes meios de comunicação escondem ou não divulgam esse tipo de falcatrua. ô "Terra Brazilis".