domingo, junho 10, 2007

O que você acha que é melhor?

Uma pessoa querida vai para a Europa nestas férias. Ela irá me trazer uma camiseta de um destes times:




Qual camiseta?

KSV Hessen Kassel

F.b.c. Treviso

A.C. Chievoverona

Vicenza Calcio

Hellas Verona



Votar

resultado parcial...



Conto com o seu voto.

São estes times porque não quero uma camiseta de um time fodão italiano ou alemão. Quem quiser conhecer um pouco mais de cada time, eis as páginas na rede dedicadas a cada um:

O Vicenza Calcio é um time que gosta muito da segundona italiana que chegou a ficar em 2o no Calcio de 77/78. Mas o grande destaque desta equipe é ser o local do início da carreira de dois grandes jogadores italianos que os brasileiros conhecem bem: Paolo Rossi(na foto) e Roberto Baggio. Os dois foram as personagens principais dos confrontos Brasil vs. Itália em 82 e 94. Ainda bem que só lembro do último.

O futebol é jogado nesta cidade desde o começo do século passado. Mas o Treviso Foot-Ball Club 1993 só foi fundado em 93, como o nome indica. Conseguiu o grande feito de subir para a 1a divisão do Campeonato Italiano só temporada passada (2005/06). Contudo, voltaram para a segundona italiana -- coisas de adolescente.

O Associazione Calcio ChievoVerona já é um conhecido dos que acompanham mais de perto a 1a do italiano. O César Prates, que jogou no Real Madrid, está lá agora. Com o escândalo que envolveu o Juventus e outros, este time da cidade de Romeu e Julieta pode disputar as eliminatórias da Copa dos Campeões. Como perceberam, não foi muito longe -- perdeu logo de cara.


No Hellas Verona Football Club, como não poderia deixar de ser, o rapaz na foto é um atacante brasileiro -- Willian da Silva. O brazuca não tá lá muito bem. Só marcou 4 na série B do atual italiano e o seu time está 18o. Mas o mais interessante é o nome. Hellas é Grécia em grego. No começo do século passado, um grupo de estudantes fundou o time e o professor de grego sugeriu o nome. Contudo, o futebol deles não tem nada de erudito ou clássico.

O KSV Hessen Kassel joga numa segundona regional alemã e tem, adivinhe, um brasileiro no ataque. O concidadão se chama Júlio César e veio do Grêmio. Não me lembro deste cara.

A sugestão para quem for se aventurar nas páginas do time é o uso do tradutor.

Abraços,

Um comentário:

Arthur Virgílio disse...

Ultimamente o Chievo já está virando um fodão da Itália.