terça-feira, junho 12, 2007

Paixões


Sidarta, o diretor deste espaço, se eximiu do futebol em razão da data.
Contudo, retorno ao tema por ser ele um dos mais ligados ao Dia dos Namorados.
Nem falo do dilema dos palmeirenses que, em 1993, depois de dezesseis anos de fila, tiveram de escolher entre a noite romântica e a final do campeonato.
Falo mesmo da paixão do torcedor, que vai do furor juvenil à acomodação da maturidade. Do alumbramento do primeiro jogo ao divórcio dos estádios.
É verdade que nossos tempos têm assistido à modernização dos relacionamentos. Clubes e jogadores já aderiram ao "ficar". Ao torcedor, resta o "carpe diem". Mas ele também não é assim tão fiel: às vezes elege uma paixão em cada estado, em cada país.
O time de coração é, como a namorada, uma questão de família: melhor se os pais aprovarem, mas poucos largam se não.
Vejam o caso de um amigo meu: filho exemplar, estudioso, sério. Mas cismou desde pequeno em ser atleticano, para desgosto do pai cruzeirense. O pai, é claro, perdoou, mas nos últimos tempos disse muito: "Eu estava certo." Meu amigo, contudo, sempre dá de ombros e segue sua paixão até o inferno e dele retorna. Poético, não?
A maior relação do futebol com o dia 12, porém, diz respeito ao próprio namoro.
Muitas moças não entendem a devoção de um homem a uma camisa. Ignoram o sagrado direito da precedência.
Algumas simplesmente ignoram; outras aderem; há ainda as que gostam do jogo, mas que odeiam desde sempre o time do namorado. O que é melhor?
Depende do tipo de relação que você procura.

4 comentários:

André Augusto disse...

Faltam namoradas que curtam realmente futebol...por isso elas naum entendem...

Sérjão disse...

Eu realmente prefiro ver namoradas com cara de emburradas enquanto veêm-nos assistindo o futebol, do que aquelas "fanáticas" histéricas, que tão mais pra marias-chuteira...

Anônimo disse...

Concordo com o Serjão!Belo texto Marcio e Sidarta aguardo a resposta do e-mail!Abraço

Arthur Virgílio disse...

Outra relação com o futebol é que o Figueirense, no dia 12, completa seus 86 anos. As namoradas nunca entendem qual a graça de no domingo verem seus namorados verem futebol das 16 às 20h 30, sem contar os programas esportivos.