quarta-feira, agosto 22, 2007

Torcer ou não torcer?

A "Sudamericana" é herdeira direta da Conmebol e da Mercosul. Como as duas, não conseguiu emplacar como segundo torneio continental, uma Uefa cucaracha.
A tal fase preliminar é uma enrolação só. Seu único papel é o de sujar a reputação do time eliminado na primeira rodada.
Mas os jogos valem uma graninha para os times falidos. Por isso, lá vamos nós para uma rodada brasileira pelo torneio do senhor Leoz.
O problema é decidir se vale a pena torcer ou não. Se, por um lado, é um título internacional que está em jogo, com exposição em mídia estrangeira e alguns prêmios; por outro, dividir recursos e atenção entre dois torneios pode ser prejudicial.
E, nesta época do ano, a conta é inversa. No primeiro semestre, os clubes não hesitam em sacrificar o deficitário estadual pela chance de ir a Tóquio. Mas vale a pena perder pontos no Brasileirão por alguns milhões de dólares.
O que pensam São Paulo, Cruzeiro e Corinthians, por exemplo?

4 comentários:

Anônimo disse...

Fala Márcio, beleza?
Você tem razão quando diz que a Sul-Americana é uma espécie de “Segundona” da Libertadores, mas entendo que é importante a participação dos clubes brasileiros nessa competição. Os que já possuem prestígio internacional assim como SPFC, Cruzeiro, etc. aproveitam o ensejo para engordarem os cofres e ratificarem a supremacia neste Continente. Os clubes sem “passaporte” buscam o prestígio e a grana ao mesmo tempo..., haja vista que a grande maioria anda quebrado financeiramente. Não vejo problema nenhum no caso do SPFC disputar a S.A e o Brasileirão simultaneamente (nas fases iniciais o mistão vai bem, dá para conciliar), em um passado não tão remoto o Tricolor cumpriu bem esse papel, vale ressaltar que a Libertadores/Recopa naquelas ocasiões não eram essas babas que são hoje! Já que o Brasileiro está um tédio, nada melhor que um torneio internacional para treinar visando a Libertadores 2008, isso se o Muricy deixar..., e que venha o Nilmar, rsrsrs, certo Sidarta??? Abraços a todos.

Anônimo disse...

Uma sugestão para incrementar a Sulamericana seria criar uma vaga para a Libertadores do ano seguinte, tenho certeza que isso estimularia e muito os clubes brasilerios que perderam a chande na Copa do Brasil e não veêm muito futuro no Brasileirão, assim como estimularia clubes dos hermanos.
Agora quanto ao Nilmar, minhas apostas são que ele irá para o Peixe, não só pela estrutura e pelo Luxa, mas na Vila ele será a cereja do bolo, a grande estrela. No SP ele será mais um na imensidão do elenco e é capaz de amargar banco de reserva.

Mesmo assim essa história com o Curintia ainda vai longe, dúvido que eles larguem o osso com tanta facilidade.

Lucas disse...

O ideal era fazer a Sudamericana no primeiro semestre, junto com a Libertadores. Assim, quase todos os times da primeira divisão estariam envolvidos em algum torneio internacional e a Sudamericana seria um pouco mais interessante.

A Copa do Brasil seria no segundo semestre, evitando que o Campeonato Brasileiro tivesse sempre um time já classificado para a Libertadores...

Anônimo disse...

Lucas, até concordo com Sulamericana e Libertadores simultâneas, como uma espécie de Copa da UEFA e Liga dos Campeões, mas Copa do Brasil com Brasileirão fica complicado...talvez tenhamos campeonatos demais por aqui, isso sem falar nos estaduais...
O ideal seria enxugar tudo isso e organizar nos padrões do futebol europeu, inclusive janelas de contratações, férias, etc...uma padronização mundial do calendário futebolístico!