segunda-feira, setembro 10, 2007

A Jabuticabeira ganhou disparado

Fui comemorar o centésimo octagésimo quinto aniversário da Independência do Brasil na minha cidade natal.

Lá em Rio Claro, passei por todos os lugares-comuns: reencontrei familiares, tomei cervejinha com amigos, vi filho de amigos, passei pelos lugares que cresci...

Antes de ir para lá, achava que o ponto alto seria assistir às partidas do Tricolor Paulista e da Seleção com o meu pai e meu irmão. Este evento é muito raro. Nem me lembro quando foi a última vez que isto aconteceu. Acho que faz mais de ano.

Mas também não rolou neste último feriadão. No sábado, meu irmão preferiu tirar, na rede da varanda, um cochilo no colo da namorada. Domingão, o caçula foi antes do jogo, não queria pegar engarrafamento na estrada.

Contudo, com o nível fraco dos joguinhos de ontem e anteontem, foi melhor mesmo não termos nos reunidos para ver futebol, ocasião que não rola uma boa conversa. As refeições renderam bem mais.

Neste contexto:

O Muricy tinha toda razão ao xingar os jogadores sãopaulinos em função do 1o tempo. Leandro, Souza, Aloísio, Richarlyson e o resto do elenco não podem acharem-se craques bons de bola. Só o Ceni e o Dagol podem, ambos já provaram isso.

O segredo dos últimos títulos é a humildade, é o trabalho duro, é o esforço do começo ao fim do jogo. O anti-salto-alto marcou estas conquistas. Não sei se foi voluntário ou não, mas a diretoria sãopaulina achou um ponto de equilíbrio interessante. Quanto melhor for a revelação, mais rápido o jogador vai embora. Parece que nível dos últimos plantéis é bom o suficiente para ganhar alguns títulos importantes, mas não brilhante o suficiente para chamar a atenção dos grandes clubes mundiais logo de cara.

Kaká, Raí, Antônio Carlos, Cafu, Denílson foram embora muito rápido e fizeram muita falta. Mineiro, Danilo e Edcarlos só foram após títulos e não eram craques que tinham times inteiros montados em função do futebol deles. Bem isto é assunto pra um texto específico. Voltarei logo ao tema.

De regresso, o jogo do selecionado de ontem foi uma lástima. O Ronaldinho Gaúcho achou aquele gol -- que tinha que marcar mesmo --, mas não jogou bosta nenhuma. Errou um monte de passes e não fez jogadas. Kaká e Robinho estiveram no mesmo nível do 10.

O outro atacante, que só o Dunga e os holandeses sabem que joga, continuou escondendo o seu futebol. Acho que deve ser uma estratégia do Anão-Professor. A instrução seria só mostrar sua bola quando for para acabar com os argentinos no jogo de ida?

Não foi nenhum show de bola do nível que as estrelas brasileiras podem produzir, veja o título desta matéria estadunidense sobre o jogo:

Heads Held High

Na minha tradução, fica: Cabeças Altivas. Até os americanos que não entendem nada de futebol perceberam que o Brasil não é tudo isso.

Bem, como o Jorge já colocou no seu blog, no Cruzeiro.org, não é verdade que:

Afora a jabuticaba, se alguma coisa só dá no Brasil é porque não presta!

O futebol brasileiro é algo único no Mundo que presta (ou que prestara).

Mas, sábado e domingo passado a jabuticaba lá da casa de meus pais (na foto) ganhou de goleada dos futebóis que assisti.

Abraços,

5 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Bom dia Sidarta.
O futebol daqui é quase uma piada. Cheguei a fazer piada com ele. Se eu achar os links te mando por email. Se puder ser na linha meio sarcástica, verei o que posso posso fazer.
Grande abraço!

Vinicius Grissi disse...

Quem para o São Paulo?

Será que existe alguém no Brasil??

Acho que a briga vai ser boa mesmo é lá embaixo!

Osc@r Luiz disse...

Achei, parceiro.
Não sei se pode interessar, e mando o link por aqui mesmo já que não achei o seu email:
http://oscar-vg.blogspot.com/2007/01/crnica-esportiva-grmio-x-juventude.html

Xiii! Acho que não coube.
Se quiser, me mande o seu email que eu mando algumas coisas. Se não, vá no By Osc@r Luiz e escolha a tag "Esportes". Lá tem alguma coisa. Inclusive esta, já lá perto do final. Publicado em janeiro de 2007. Chama "Crônica Esportiva: Grêmio x Juventude" (só não acredite em tudo o que vê! haha!)
Um abraço!

Anônimo disse...

E a velha pitangueira??

Anônimo disse...

Pois é meu amigo Sidarta. Como vc já sabe o Catanduvense foi eliminado ainda na primeira fase da Copa FPF. Fazer o quê? A2 ano que vem tá aí. Quanto ao final deste post, ressalto que também deixei um pouco o futebol de lado para poder dar mais atenção à família. Eu, minha esposa e meu filho tiramos o domingão pra pescar. Afinal, diz a música: "Tá nervoso? Vai pescar. Cabeça fria bota as coisas no lugar". Então lá fomos nós, hehehehehe. Quanto ao Edmundo. Tô com pena de ver o cara manso daquele jeito. Um abraço parceiro.