domingo, novembro 04, 2007

Discussões

O tempo está para discussões.
A primeira é sobre o pentacampeão legítimo. Com quinze anos de atraso, o Flamengo reivindica uma taça que esteve em sua sede em 92.
Curiosamente, quinze anos atrás, o rubro-negro cordialmente remeteu a taça para ser entregue ao Palmeiras em 93.
Talvez porque soubesse àquela época que quem designa campeão brasileiro é a CBF, não o Clube dos 13.
O Campeonato conquistado em 87 é a taça dos grandes. Covardes que não conseguiram manter a rebeldia por mais de um ano.
Assim como a Taça Brasil não era campeonato Brasileiro, apenas um arremedo do que hoje é a Copa do Brasil.
O penta é o São Paulo. Como seriam Corinthians ou Palmeiras. E, para falar com rigor, não seria o Vasco.

4 comentários:

Silvio Lourenço disse...

Caro Márcio.

A notificação "enfiada" (foi publiicada desse modo no globoesporte.com) do Flamengo ao São Paulo, pedindo que o tricolor não receba a taça de pentacampeão ou que, se o fizer, remeta-a à Gávea, apesar de patética e, segunda a óptica de alguns -- na maioria são-paulinos --, ilegítima, é procedente pelo seguinte fato: em 1987, o presidente do Clube dos 13, que promoveu a Copa União (Módulo Verde) e determinou que seu campeão não disputasse a partida decisiva contra o campeão do Módulo Amarelo, era o sr. Carlos Miguel Aidar, à época também presidente do São Paulo F.C. Qualquer clube participante dessa disputa, em 1987, contra a CBF, deveria lembrar-se do compromisso feito. Provavelmente, se o São Paulo fosse o campeão da Copa União e hoje o Flamengo se tornasse penta, apenas os lugares se inverteriam. Isso, porém, não justifica a falta de memória e de história que nos afeta. Gostaria de ver outras opiniões a respeito.

Abraços.

San Tell d'Euskadi disse...

Cenzi,

Discordo quanto à Taça Brasil. Não se pode ver aquela competição com os óculos de hoje. A Taça Brasil era o campeonato brasileiro possível, numa época em que os meios de comunicação e de transporte eram difíceis e caros.

Um abraço.

marcio cenzi disse...

é legítimo um campeonato em que o último vice não participa?
onde anda o mérito desportivo?

Lucas Dantas disse...

Com todo o respeito, mas você viajou feio duas vezes, meu caro.

Na primeira, dizendo que o Flamengo devolveu a taça. Ela está na Gávea, à disposição de quem quiser ver. E na segunda, ao falar que foi pro Palmeiras levantar em 93. Me mostra uma foto do Palmeiras com a taça que eu mudo de planeta.

Só te pergunto uma coisa: porque será que a CBF não entregou a taça para mais ninguém depois de 1992? Você sabe responder?

[s]